O QUE É SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O que é uma sequência didática? Como fazer uma sequência didática? Como fazer uma sequência didática na educação infantil, no ensino fundamental, no ensino fundamental 2 e no ensino médio. Assim, essa postagem vai tratar da sequência didática passo a passo.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Primeiramente, muita gente fica presa à formatação, perguntando como fazer uma sequência didática e acaba se importando mais com a forma do que com o conteúdo. A forma é importante, mas não há um padrão estabelecido pela ABNT como existem nos trabalhos acadêmicos. Separar as atividades em uma organização lógica só tem como objetivo deixar claro ao professor, ou seja, para você que está fazendo a sequência didática, a organização das atividades para promover a aprendizagem dos alunos.
Conforme salienta muito bem o professor Libâneo, no livro Didática, o trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática e está ligada às concepções sociais e experiência de vida dos alunos.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ZABALA
Igualmente, Zabala no livro “A prática educativa: como ensinar” diz que sequência didática é “Uma série ordenada e articulada de atividades que formam as unidades didáticas”, ou seja, é aonde o professor, através dos objetivos que pretende alcançar com seus alunos vai organizar sistematicamente uma série de atividades para atingir a aprendizagem daqueles conteúdos selecionados para uma determinada unidade didática: os conceituais, procedimentais e atitudinais.
Posteriormente, ao pensar em fazer uma sequência, ou até mesmo para analisar alguma já pronta, Zabala diz que devemos questioná-las considerando as seguintes perguntas:
Na sequência didática existem atividades:
- Que nos permitam determinar os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação aos novos conteúdos de aprendizagem?
- Cujos conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os alunos?
- Que possamos inferir que são adequadas ao nível de desenvolvimento de cada aluno?
- Que representem um desafio alcançável para o aluno, quer dizer, que levam em conta suas competências atuais e as façam avançar com a ajuda necessária; portanto, que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e intervir?
- Que evoquem um conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno, necessária para que estabeleça relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios?
- Que promovam uma atitude favorável, ou seja, que sejam motivadoras em relação à aprendizagem dos novos conteúdos?
- Que estimulem a auto-estima e o autoconceito em relação às aprendizagens que se propõem, isto é, que o aluno possa sentir que em certo grau aprendeu, que seu esforço valeu a pena?
- Que ajudem o aluno a adquirir habilidades relacionadas com o aprender a aprender, que lhe permitam ser cada vez mais autônomo em suas aprendizagens?
O QUE É UMA SEQUÊNCIA
A sequência didática nada mais é que um conjunto de atividades amarrados ao conteúdo. Que busca favorecer a aprendizagem dos alunos, sempre com o foco nos objetivos já estipulados em seu planejamento. Isso visa a importância do planejar para que o professor consiga organizar-se e orientar–se em relação aos discentes.
DIFERENÇA ENTRE PLANO DE AULA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Antes de mais nada, é preciso lembrar que nesta outra postagem você pode ver passo a passo como fazer um plano de aula. De fato, a diferença entre um plano de aula e uma sequência didática é que a primeira diz respeito a apenas uma aula. Já a SD é responsável por trabalhar uma unidade temática completa, assim como é demonstrado no vídeo e nos exemplos de sequências didáticas abaixo.
O QUE É SEQUÊNCIA DIDÁDICA EXEMPLO
Dessa forma, veja quatro exemplos de sequências didáticas apresentadas por Zabala no livro “A prática educativa: como ensinar”, no vídeo abaixo.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PASSO A PASSO
Em primeiro lugar, você precisa ter claro o que vai ensinar e para quem vai ensinar. Dessa maneira, você precisa considerar a faixa etária dos seus alunos e em que nível eles se encontram, ou melhor, seus conhecimentos prévios, suas habilidades, seus desejos e suas atitudes.
Por isso é importante as atividades de sondagem dos seus alunos. Como resultado, para conhecê-los e poder estruturar uma sequência que realmente lhe seja útil.
Se você vai fazer uma sequência didática para alfabetização, bem como uma sequência didática para a educação infantil, também para o ensino fundamental I ou ensino fundamental II ou ainda para o ensino médio, ou até mesmo para o ensino superior, você precisa ter bem claro o objetivo e os conteúdos que serão aprendidos.
Leia mais: EDUCAÇÃO DOMICILIAR: A HOMESCHOOLING
Portanto, é a partir dai que você vai organizar suas atividades. Decerto, isso dentro de um tempo determinado. Por isso, é você quem vai determinar este tempo. Enfim, quantas aulas você vai precisar para realizar todas as atividades propostas?
Contudo, muitas vezes (ou quase sempre) o processo é inverso. Uma vez que nós recebemos nossa carga horária e temos tantas horas para desenvolver tais conteúdos e ai saímos distribuindo as atividades dentro deste tempo.
Itens para fazer uma sequência didática:
- Disciplina, identificação do professor e turma (série/ano);
- Tema que será trabalhado;
- Lista dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais);
- Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino);
- Tempo de duração desta sequência;
- Forma de organização da turma;
- Descrição das aulas pensando em introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Finalização da sequência didática.
De maneira idêntica, veja o esqueleto de uma sequência logo abaixo.
ESQUELETO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Enfim, as imagens abaixo apresentam o esqueleto de uma sequência didática. A fim de ajudar no seu trabalho, para baixar este esqueleto, clique aqui.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PRONTA
Por fim, veja abaixo diferentes exemplos de sequências didáticas prontas.
Como organizar sequências didáticas: Clique aqui.
Diferentes exemplos de sequências didáticas pela Revista Nova Escola: Clique aqui.
Sequências didáticas na educação infantil: Clique aqui.
Competências e habilidades na BNCC: Clique aqui.
Sequências didáticas e o ensino de gêneros textuais: Clique aqui.
Ensinar é ir além de ler e escrever (23 modelos de sequências didáticas): Clique aqui.
Sequências didáticas no ensino fundamental: Clique aqui.
Centenas de sequências didáticas, conforme a BNCC, de todas as disciplinas e segmentos de ensino: Clique aqui.
Sequências didáticas na educação infantil: Clique aqui.
Sequências didáticas alfabetização: Clique aqui.
Sequências didáticas no ensino fundamental 1: Clique aqui.
Sequências didáticas ensino fundamental 2: Clique aqui.
Esta postagem tem como finalidade trazer a discussão sobre o uso dessa estratégia metodológica, bem como ajudar no seu trabalho. Outrossim, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não deixe de escrever.
Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes
Oi, Ivan! Gostei muito do conteúdo do seu Blog, consegui sanar as minhas dúvidas perfeitamente! Tenho apenas uma sugestão a fazer, retire esse anúncio de orientação de TCC a cada 20s, uma ou duas vezes, tudo bem, mas a todo instante? É demais, meu amigo. Creio que muitas pessoas desistem de ler o conteúdo por conta desses anúncios pertinentes na tela. Tenha isso como uma crítica positiva, alcançaria um público maior.
Eu agradeço muito a sua sugestão e vou encaminhar ao administrador do site.
Um forte abraço.
Parabéns pelo excelente trabalho! Muito esclarecedor.
Maravilha. Fico muito feliz em poder ajudar nos seus estudos.
Muito bom esse material!!Bem explicado e fácil de entender. Parabéns, Ivan!!
Muito obrigado. Compartilhe com seus amigos.