Ivan Claudio GUEDES
RESUMO
Neste trabalho temos por objetivo refletir a prática do ensino de Geografia neste início do século XXI. As abordagens sobre a história da geografia servem com ponto de partida para entender esta polêmica didática-geopedagógica que muito aflige os profissionais do ensino desta disciplina. As evoluções e revoluções durante o século XX trouxeram mudanças significativas na sociedade, na economia e na tecnologia. Por conseqüência é de se esperar que essas transformações sejam absorvidas pela escola e, por conseguinte, sejam incorporadas pela prática docente no que tange à metodologia do ensino da Geografia. Durante séculos esta prática de ensino se pautou na descrição dos lugares. Agora, na virada de milênio, espera-se que a sociedade desenvolva outras competências e habilidades as quais deverão ser tratadas nas aulas desta disciplina.
Palavras-chave: Ensino. Geografia. Metodologia. Prática. Século XXI.
Artigo completo em: http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/viewFile/2222/1998
Reflections about the Geograph teaching methodology in the 21st Century
Abstract
This paper tries to take you to think about the Geography education’s practice in this start of 21st century. The approaches about the Geography’s history came in useful to you start to understand this didactic-geopedagogical controversial what bother the Geography educations’ professionals. The evolution and revolutions all through the 20th century have caused significant changes in the society, economy and technology. As a result of this, is expected this transformations will be adopted by teaching’s practice about the Geography education’s Methodology. During centuries, this practice of education was based on the places’ descriptions. Nowadays, is expected society develops others competences and abilities and it should be dealt on classes about this subject.
Key words: Education. Geography. Practice. 21st Century.