Atividades com turmas de 6º ano.
ROTEIRO PARA O DOCUMENTÁRIO
“O DIA EM QUE A TERRA QUASE PAROU”
The Day The Earth Nearly Died
Estados Unidos, 0:46’41’’ BBC, Discovery Channel
Diretor: John Lynch
Em primeiro lugar, é altamente recomendável que os alunos assistam o vídeo sem qualquer interrupção. Após o vídeo, o professor pode conversar um pouco procurando extrair dos alunos o que foi observado. Após essa reflexão, o professor ainda com o uso do vídeo, apresenta as seguintes atividades:
“O nosso mundo é repleto de vida. Para onde quer que se olhe há uma criatura viva… Agora, imagine que 95% de tudo isso teria morrido de uma só vez! Isso não é fantasia… Aconteceu há 250 Milhões de anos. Foi o dia em que a terra quase parou”.
Vamos assistir um excelente documentário que vai nos mostrar diversas pistas para acharmos o assassino que quase colocou fim em toda vida terrestre. Preste muita atenção para que possamos juntos descobrir quem foi o culpado!
Ao iniciar o filme, procure prestar atenção em todas as paisagens apresentadas. Olhe os detalhes, tente ver as diferenças que existem entre as diversas rochas que serão apresentadas. Também preste muita atenção nos lugares que serão mostrados.
Roteiro
0:01’12’’ – Preste muita atenção nesta paisagem inicial. Descreva-a (Descrever a paisagem aguça a percepção sobre os objetos representados e auxilia na alfabetização, caso esteja trabalhando com alunos menores)
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0:02’10 – Ao explicar a paisagem africana durante o período Permiano (Era Paleozóica) o Prof. Michael Benton explica que os rios eram sinuosos. Faça abaixo o desenho de um rio com essa característica. Para comparar, faça também um rio retilíneo e um entrelaçado (anastamosado). (Neste caso o aluno poderá compreender diferentes tipos de drenagens e até poderá comparar com os rios que estão em sua região. A propósito, fica a pergunta: Porque geralmente nos grandes centros urbanos os rios são praticamente retilíneos? cabe uma pesquisa sobre o assunto? o rio Tietê em São Paulo sempre teve esse aspecto retilíneo ou seu curso foi mudado pela ação humana? – fica a dica para discutir em sala).
0:09’00’’ – Ouça novamente este trecho. Este princípio da separação da Crosta é o mesmo princípio que podemos utilizar para explicar a separação entre o Brasil e a África. Faça um desenho que o representa. (A partir do desenho proposto, o aluno terá a clara percepção da junção dos continentes).
ATENÇÃO!
0:18’00’’ – A paisagem neste momento mostra pacotes de sedimentos. Cada pacote de sedimentos possui características granulométricas, de cor e textura que nos permite analisar o que estava acontecendo durante a sua deposição. Por exemplo: podemos dizer se o ambiente era quente ou frio, úmido ou seco. (Você também poderá comparar com o exemplo que existe no parque dos Varvitos, na cidade de Itú-SP. Você poderá explorar esse assunto mostrando alguns eventos geológicos ocorridos no Brasil).
0:18’13’’ – Observe que cada pacote de sedimentos possui características distintas. De 23.000 em 23.000 anos a textura e a cor dos pacotes mudam. Durante a extinção do Permiano o pacote é menor. O que dá para perceber que seu período para depositar foi rápido!
0:24’53’’ – Observe que as camadas de rochas são formadas por areia e seixos. Cada pacote de sedimento apresentam os mesmos ambientes de deposição? Como seria o ambiente em cada momento da deposição? Faça um desenho que reproduza esta paisagem.
0:34’40’’ – Atenção! Anote as três fazes da extinção apresentadas pelo Prof. Paul Wignall. (Hora de retomar conceitos).
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0:42’40’’ – Agora você pode fazer uma produção textual resumindo o fechamento dos acontecimentos que resultarão na extinção deste período e que trará o fim da Era Paleozoica. (Deixar o aluno escrever livremente ajuda compreender um fato e auxilia na competência escritora).
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Questões:
1) Você concorda com o título deste vídeo? Justifique: (Pode ser que o aluno concorde ou discorde. O importante aqui é deixar ele expressar os seus argumentos).
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2) Qual a importância das rochas para o estudo da história da Terra? Você conhece outros tipos de rochas? (A retomada da discussão sobre o parque dos Varvitos pode ser melhor explorada neste ponto).
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3) O que foi o “Ano sem inverno” ocorrido entre 1783/1784 no hemisfério norte? O que ele provocou? (Além de fazer o aluno retomar o vídeo, ele também poderá fazer uma breve pesquisa na internet).
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4) Porque é perigoso o aumento de 5°C na temperatura da Terra? (Além de fazer o aluno retomar o vídeo, ele também poderá fazer uma breve pesquisa na internet).
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5) Você concorda com a afirmação de que “Só o homem provoca alterações na Terra”? Justifique. (Pode ser que o aluno concorde ou discorde. O importante aqui é deixar ele expressar os seus argumentos. Alem do conhecimento geológico adquirido, o aluno poderá desenvolver uma consciência ambiental, juntando o que a natureza faz e o que o homem faz na natureza. Neste caso, o aluno vai expor o chamado conteúdo atitudinal).
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Seria muito importante que você, professor, deixasse seus comentários abaixo. Espero que essa sequência de atividades tenha sido útil.
Para saber mais sobre sequências didáticas e conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, clique aqui.
Seria muito importante que você, professor, deixasse seus comentários abaixo. Espero que essa sequência de atividades tenha sido útil.
Para saber mais sobre sequências didáticas e conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, clique aqui.
Plano de aula de Geografia e Ciências sobre O… por ivanclaudioguedes