MÉTODO CIENTÍFICO INDUTIVO
Quais as características do método científico indutivo?
Método científico indutivo é aquele que resulta de observações e experiências. Este método científico desenvolvido por John Locke está baseado na premissa em que primeiro parte-se do estudo particular para, depois, generalizar. Assim nessa vídeo-aula, vamos abordar um pouco sobre este assunto e recomendar algumas bibliografias que poderão ajudar no seu Trabalho de Conclusão de Curso.
Um pouco sobre Métodos científicos.
O conhecimento científico é aquele que é elaborado a partir de métodos e técnicas específicas de análise. A ciência tem como premissa chegar à veracidade dos fatos. É preciso dizer que existem várias formas (ou tipos) de conhecimento, sobre isso sugerimos que você consulte este artigo e veja o vídeo que aborda sobre conhecimento científico.
Para que um conhecimento possa ser científico, é necessário determinar o método que possibilitou chegar a esse conhecimento. Outra grande característica do conhecimento científico é que ele não é uma verdade absoluta, ou seja, ele pode (e deve) ser sempre verificável e é refutável.
Dentro do conhecimento científico trabalhamos com diferentes métodos, tais como: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. Nessa postagem especificamente vai tratar do método científico indutivo.
Quais as características do método científico indutivo?
O método científico indutivo foi baseado nos estudos de John Locke (1632-1704). De acordo com o raciocínio indutivo, a generalização não deve ser buscada logo na sua primeira fase. Para que ocorra a generalização dos fatos ou fenômenos devem-se obter dados suficientes confirmadores dessa realidade.
Basicamente este método foi proposto pelos empiristas (Bacon, Hobber, Locke, Hume) que entendiam que o conhecimento era fundamentado exclusivamente na experiência, sem levar em consideração princípios estabelecidos.
Assim, o método científico indutivo, parte dos seguintes passos:
- A observação de fatos ou fenômenos cujas causas se desejam conhecer.
- Comparação, com a finalidade de descobrir as relações existentes entre eles.
- Generalização, com base na relação verificada entre os fatos ou fenômenos.
Sendo assim, as conclusões obtidas por meio da indução correspondem a uma verdade não contida nas premissas consideradas, diferentemente do que ocorre com a dedução.
Conheça a lista completa dos materiais disponíveis para suas pesquisas.
Exemplo de método indutivo
Lista de diferentes trabalhos acadêmicos que utilizaram o método científico indutivo (clique para ser redirecionado).
- Acerca da utilização do método científico nas pesquisas de enfermagem (clique aqui).
- O perfil do aluno de educação a distância no ambiente TELEDUC (clique aqui).
- A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem (clique aqui).
- Educação (física) infantil: se-movimentar e significação (clique aqui).
Saiba mais sobre o método científico indutivo.
Se você quer saber mais sobre o método científico indutivo, clique aqui para ser redirecionado a outro site que possui ótimas informações.
Acompanhe o vídeo e no final do vídeo veja outras indicações.
Um forte abraço,
Ivan.
Oi professor, boa tarde tudo bem?
Primeiro gostaria de agradecer pelo seu maravilhoso trabalho e tirar uma dúvida.
Estou construindo meu projeto de pesquisa sobre a condição pós-moderna sobre as mídias e tecnologia buscando entender as formas como operam na formação cultural. Coloquei como pesquisa qualitativa de metodologia exploratória. Posso dizer que o método cientifico é Indutivo, estou perdida nessa parte.
obrigada.
Olá, só será tratado como método indutivo se você tiver muitas outras comparações para fazer, que possa gerar generalizações.
Dessa forma, mesmo a ciência tendo áurea de verdade, pelo que entendi o método indutivo
é o mais utilizado pela ciencia. No entanto ao contrário do indutivo se pensarmos em
termos de classe, conjunto, subconjunto, onde nas premissas reais já habita uma conclusão real. No indutivo não é tão intuitivo, primeiro um esforço incansável para conseguir amostras confiáveis, que mesmo verdadeira não garante a verdade da conclusão. Agora vem o que queria dizer, o método indutivo nos dar uma verdade provável, exagerando probabilista, que é aumentada conforme o tamanho da amostra, o tratamento que dá a ela. E mesmo assim é muito facil cair no erro. Talvez porque no seu desenvovimento gera um salto do particular para o universal, O problema que uma unica exceçao quebra todo o esquema de se chegar a verdade através dela. dai a probabilidade que toma ares de verdade, mas a qualquer momento pode ser desmacarada. Pois ela não é gerada por uma coleçao infinita de verdades, mas por amostras que provem de outras amostras onde pode está a exceção não catalogada. Ficou mais clara as pesquisas politicas, que em muitos casos são generalizações mentirosas porque o estrato de pesquisa já é dirigida para certos nichos sociais, de forma que a conclusão já vem antes que material que compoe a pesquisa esteja sujeito ao metodo cientifico. Mas não deixa de ser fascinante, principalmente, se houver honestidade é possível dar um salto pra o universal apenas com algumas amostras ou fenomentos. Mas compreendo, que se feita usando o metodo correto é muito mais brilhante que indutiva, onde não existe salto, apenas um conclusão que já estava na premissa, de forma que não acrescenta nada de novo, mesmo que seja filosoficamente uma construção genial do pensamento.
Cada pressuposto teórico tem seus aspectos positivos e negativos. Desejo ótimos estudos.