ESCOLA SEM PARTIDO E A FALTA DE ENTENDIMENTO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS O Movimento Escola Sem Partido ingressou na justiça contra o INEP (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) alegando que o próprio órgão desrespeita os Direitos Humanos. O Escola Sem Partido afirma que a redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é […]
Categoria: Filosofia da Educação
ESCOLA SEM PARTIDO E A CAÇA ÀS BRUXAS Está dada a largada a uma verdadeira caça às bruxas. O movimento Escola Sem Partido já escolheu quem são as bruxas do século XXI: Os professores! Os professores nesta quase segunda década do século XXI foram eleitos como os doutrinadores marxistas leninistas, comunistas, blasfemadores, pervertidos, esquerditas […]
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Conheça as tendências pedagógicas e identifique a concepção pedagógica da escola Conhecer com propriedade as tendências pedagógicas é fundamental para que o professor identifique a concepção pedagógica da escola. A concepção pedagógica da escola evidencia a visão de mundo e, consequentemente, a visão de escola e o que se espera da educação. […]
PROFESSORES INDEPENDENTES? Já faz algum tempo que discutimos a falta de independência intelectual dos professores. Desde 2012 em que iniciamos o Programa E Agora José? já nos debruçamos algumas vezes sobre temas em que envolviam o assédio moral sobre professores. A falta de independência intelectual e como os professores são cerceados diante da sua prática docente. […]
ELEIÇÕES 2016 E A ESCOLA A EDUCAÇÃO PRECISA DISCUTIR ISSO Mais uma vez as eleições estão chegando. Com ela, agora na edição das eleições 2016, vemos as estratégias dos candidatos que querem se perpetuar no poder e aqueles que também querem uma cadeira (preferencialmente uma poltrona). Tenho observado vários links e postagens compartilhadas pelos […]
A AUTONOMIA DO TRABALHO DOCENTE: As contribuições da Teoria da Atividade RESUMO A educação ainda é um grande desafio para o país. Para tanto é fundamental que os professores entendam o sentido do seu ofício e que consigam construir de forma autônoma e significativa os conhecimentos com seus alunos. O objetivo deste trabalho é […]