PLANTÃO DE DÚVIDAS: Como ler, aprender e escrever sobre o que estudo?
Ler e escrever não á fácil. É um processo de treinamento que envolve muita dedicação, tentativas, erros e acertos. Depois que eu comecei a publicar os vídeos sobre Metodologia da Pesquisa, passei a receber muitos e-mails, mensagens pelo facebook e comentários nos vídeos destacando as principais dificuldades dos colegas com o processo da escrita. Por isso, resolvi iniciar outra fase de vídeos em que vou discutindo as dúvidas dos internautas.
Basicamente a dificuldade de ler e escrever é relatada pela maioria dos colegas. Infelizmente já vou logo dizendo que não há fórmulas mágicas.
Muitos sites tem aparecido vendendo fórmulas mágicas para estudantes (e até professores) prometendo uma escrita rápida e sem precisar “pensar muito”. Fuja dessas pessoas. Não aceitem promessas milagrosas. Se você realmente quer aprender, quer ler e escrever com propriedade, só há um jeito: A PRÁTICA!
Existe uma enorme diferença na modalidade da escrita. Você pode escrever contos, artigos de opinião, artigos científicos, resumos e resenhas. Na realidade, não fique preso aos modelos e às técnicas de trabalhos acadêmicos. Se o seu problema é com a simples leitura e escrita (no geral), não se afobe com as modalidades específicas da escrita. Mas, de qualquer forma, se você estiver produzindo seu TCC e precisar de uma instrução específica sobre as formas de citações, recomendo clicar aqui para ler o artigo e assistir a vídeo aula.
Se você quiser saber mais sobre diferentes orientações para os passos do seu TCC, clique aqui para ser redirecionado à Orientação Virtual de TCC.
Bom, voltando ao assunto principal…
Ler e escrever: uma prática constante.
Ler e escrever não é fácil, ok? isso nós concordamos. Não adianta ler um livro na praia, tomando uma caipirinha e depois ir querer dissertar sobre ele. É preciso ter disciplina, técnica e persistência, e vamos logo discutir sobre isso.
Neste primeiro vídeo discuto duas dúvidas que me chamaram muito a atenção. Na realidade as duas dúvidas estão interligadas e é sobre a leitura, a real aprendizagem sobre a leitura realizada e sobre os processos de produção textual.
Acompanhe o vídeo abaixo e deixem seus comentários.
Um forte abraço
Ivan C. Guedes
É gratificante seu trabalho prof. Ivan Guedes, o Brasil está precisando de profissionais
do seu nível, para que a nossa educação seja de excelência. Parabéns!!!!
Muito obrigado pelo carinho.
Compartilhe com seus amigos.
Um forte abraço
Bom dia prof. Ivan,
Te agradeço e te parabenizo pela democratização do conhecimento.
Que Deus te abençoe.
Fraterno abraço.
Artur.
Eu que agradeço a atenção.
Compartilhe com seus amigos para ajudar o canal.
Um forte abraço
Ivan, adorei o seu site me ajudou muito. Eu só gostaria de saber como faço pra colocar a referência de um código de ética. Quando é resenha sobre livro colocamos o sobrenome do autor primeiro e depois o restante e tal. Tenho que fazer uma resenha do Código de Ética do Engenheiro Florestal que foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais – SBEF e estou em dúvida como faço pra citar no meu trabalho.
Obrigada.
Olá, o ideal é que você faça a referência considerando um modelo de entidade coletiva, da mesma forma que fazemos com uma lei.
Por exemplo.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 16 nov. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília:DF, 17, nov. 1996, p. 1.