ESTUDO DO MEIO: Bases para uma educação sustentável.
Aprender Geografia, Ciências, Matemática, Química e Sociologia na prática pode ser mais fácil e prazeroso do que você imagina!
Ao lado segue a reportagem divulgada na Instituição.
Abaixo estou reproduzindo o resumo do projeto.
Clique na figura para ampliar.
Abs.,
Ivan
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo promover, na prática, ações educacionais que visem a preservação ambiental bem como o desenvolvimento de competências e habilidades em alunos do curso de graduação em Pedagogia para que possam ser trabalhados com seus alunos na educação infantil e ensino fundamental. O médoto que se desenvolve este trabalho denomina-se “Estudo do Meio” e é empregado na microbacia Cabosol, município de Guarulhos-SP. Lugar este que é acometido por diversos impactos resultantes da expansão urbana e palco de diversas manifestações naturais. O Estudo do Meio inicia-se, ainda em sala de aula, com a apropriação de conceitos e análise de imagens em diferentes lugares com o software Google Earth, em campo os alunos são divididos em grupos com ações pré-determinadas que resultarão no diagnóstico do espaço mediante a observação, descrição, análise e reflexão sobre os impactos identificados na área. Em sala de aula os resultados são apresentados, discutidos e, por fim, são apresentados as recomendações para preservação do lugar. Essa vivência propicia ao futuro professor realizar atividades semelhantes com seus alunos para promover a educação ambiental na prática e despertar a consciência crítica da criança em relação ao equilíbrio ambiental. A prática de Estudo do Meio com as turmas de Pedagogia é realizada desde 2008 e já se tem relatos de ex-alunos que aplicaram esta atividade com seus alunos promovendo a multiplicação desta ação como prática de educação ambiental significativa.
Para baixar o relatório completo acesse:
http://www.4shared.com/document/_S1pWeAh/Selo_Ambiental_Estudo _do_Meio.html
A reprodução do material está autorizada, desde que, citada fonte e para fins não comerciais.