ESTRUTURA POLÍTICA NA SUÉCIA
Oportunidade de ensinar política na escola
Para ensinar política na escola, você que é professor, também pode utilizar este vídeo para travar uma discussão em sala de aula comparando o “lá” com o “cá”.
No primeiro momento, apresente o vídeo e pergunte o que eles conhecem sobre a estrutura dos poderes no Brasil, em seguida solicite uma pesquisa sobre a estrutura do Executivo e Legislativo no Brasil (Federal, Estadual e Municipal). Caso a escola possua sala de informática você poderá fazer junto com eles.
Depois construa um quadro de “privilégios” ou “direitos” que eles tem, faça a discussão e, por fim, solicite uma produção textual com a opinião dos alunos.
Essa produção textual pode ser publicada, após a correção coletiva”, em blogs, página do face, jornal da escola, mural ou aonde mais achar necessário, inclusive na minha própria página que está a disposição.
Materiais extras sobre a política na Suécia (clique na frase para ir para os outros sites):
- Descrição do sistema político.
- O segredo da Suécia para combater a corrupção.
- A Suécia é um modelo de sucesso do Estado de Bem-Estar Social?
Plano de aula
Duração: 4 aulas aproximadamente.
Conteúdos Conceituais: Estrutura Política, Poderes Executivo e Legislativo. Deputados Federal e Estadual, Senadores e Vereadores. Presidente, Governador e Prefeito. Monarquia e República. Presidencialismo e Parlamentarismo.
Conteúdos Procedimentais: Atenção ao vídeo, Discutir em grupo, Apresentar seu ponto de vista através da oratória e da escrita, Pesquisar em mídia eletrônica.
Conteúdos Atitudinais: Desenvolver a consciência crítica sobre a estrutura política do Brasil e ter discernimento para comparar com outros países. Postar-se criticamente diante de eventuais regalias que alguns membros dos poderes brasileiro possam ter.
Avaliação: Lembre-se que a avaliação deve permitir ao professor saber se o aluno atingiu todos os objetivos (ou seja, neste caso os conteúdos) programados.
Construção do quadro de “privilégios ou “direitos” – Produção textual
Prof. Ivan Claudio Guedes
Geógrafo e Pedagogo
Sou educadora e como muitos de nós, tenho incentivado meus alunos a não fazer qualquer coisa sem antes pesar os prós e os contras, já estava ficando sem esperança ao vê-los tão conformados com suas vidinhas 'medianas', mas quando vi muitos deles nas ruas, manifestando seus desejos, percebi o quanto valeu a pena ter contribuído com diligência o meu papel. Pense bem, se em nosso país a estrutura política usasse como exemplo ao menos, somente a metade desse modelo da Suécia, muitas situações seriam diferentes.
Concordo plenamente, e vou um pouco adiante: Só a educação poderá mudar esse quadro.
Obrigado pelo comentário.