INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA SALA DE AULA Desde que a teoria das Inteligências Múltiplas foi lançada por Howard Gardner, temos nos debruçado sobre seus estudos tentando compreender as possibilidades de aprendizagem que esta teoria nos oferece. Gardner, propriamente, não é pedagogo. Muito menos é da área da educação. Seus estudos estão embasados na neurociência, mas […]
Categoria: Ensino Superior
COMO FAZER UM PLANO DE AULA Construa um plano de aula com critérios bem definidos Uma das principais dificuldades no dia a dia do trabalho do professor é a construção de um plano de aula. O plano de aula não deve ser encarado como uma “burocracia pedagógica”. Muito pelo contrário, o plano de aula serve […]
COMO ORGANIZAR UM DEBATE NA ESCOLA? A prática do debate em sala de aula sem dúvida é um recurso fantástico. As possibilidades de aprendizagem durante todo o processo da construção do debate só tem a acrescentar aos nossos alunos e para nós professores. O debate basicamente é o momento em que os alunos vão […]
PARA QUÊ SERVE A ESCOLA? A função da escola é discutida por muitos, mas compreendida por poucos. A princípio a resposta à pergunta acima é fácil de responder. Alguns dirão que é para preparar para a vida. Outros dirão que é para ensinar conteúdos. Outros dirão que é para educar. Muitas respostas prontas vêm […]
Titulação docente no ensino superior: o debate continua Retirado do site do SIMPRO-SP 22/07/2011 14h07 Enquanto tramita no Senado o projeto de lei 220/2010 que permite a contratação de professores universitários sem titulação em pós-graduação, um outro projeto de lei, também do Senado, segue justamente no sentido oposto. O PLS 706/2007 altera o artigo 52 […]