APRENDA O QUE SE ESPERA DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Relatório da UNESCO traz as principais orientações para a educação mundial
A série de nove programas sobre o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, denominado EDUCAÇÃO: Um tesouro a descobrir, traz a reflexão crítica sobre as orientações gerais da UNESCO para a educação no século XXI. Ainda que estejamos na metade da segunda década deste século, muito ainda temos por fazer para que alcancemos uma educação de qualidade. Alias, fica a pergunta: o que é qualidade na educação?
Os programas apresentam os preceitos que a UNESCO tem para com a educação mundial, sempre lembrando que cada pais tem sua singularidade.
Por fim, essa série traz os principais aspectos contidos no documento original de Delors. Esperamos que seja de grande valia para os estudos dos professores e demais interessados no tema, e que possa contribuir com a sua criticidade.
A partir das informações contidas no relatório, o Prof. Omar de Camargo e eu nos debruçamos sobre os principais aspectos desses documentos, trazendo uma discussão leve e descontraída. Essa série de programas foi gravado em 2014, de forma que, por vezes, o áudio ou a imagem (ou até mesmo os dois) possam apresentar alguns problemas. Porém, espero que essa série de vídeos possa cumprir com sua função: contribuir para a discussão em torno de uma educação de melhor qualidade.
PROGRAMA 1: DA COMUNIDADE DE BASE À SOCIEDADE MUNDIAL
O que se entende por sociedade de base e sociedade mundial? Como podemos articular os problemas da sociedade na escola? qual é a função da escola dentro deste contexto? Acompanhe o vídeo abaixo.
PROGRAMA 2: DA COESÃO SOCIAL À PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA
O que entendemos por democracia? Como podemos construir uma sociedade democrática e participativa através do currículo escolar?
PROGRAMA 3: DO CRESCIMENTO ECONÔMICO AO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Qual é a função da escola diante dos interesses econômicos no contexto da globalização?
Como formar melhor nossas crianças para serem bons trabalhadores conscientes e solidários?
PROGRAMA 4: OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
Sem dúvida o capítulo que mais influenciou os currículos e os programas das escolas na virada do século.
Os quatro pilares da educação articulam saberes, competências, habilidades e valores sociais. Aqui se discute:
- Aprender a conhecer
- Aprender a fazer
- Aprender a conviver juntos
- Aprender a ser
PROGRAMA 5: A EDUCAÇÃO AO LONGO DE TODA A VIDA
Devemos entender que a educação se dá durante toda a vida do sujeito. Temos que nos abrir para diversas possibilidades de aprendizagem através de todas as nossas relações.
PROGRAMA 6: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À UNIVERSIDADE
Na denominada “sociedade do conhecimento” precisamos articular o “aprender a aprender” para todas as etapas da escolarização. Não podemos aceitar, em pleno século XXI, que as pessoas não tenham acesso ao ensino básico ou ao ensino superior. É preciso garantir que toda a população tenha acesso a uma escola de qualidade.
PROGRAMA 7: OS PROFESSORES EM BUSCA DE NOVAS PERSPECTIVAS
Nós, professores, precisamos nos reinventar. Precisamos nos desprender das nossas tendências tradicionais e oferecer uma melhor qualidade do nosso trabalho. Precisamos também juntar forças para fazer com que nossa profissão seja valorizada. Aqui se discute o papel do professor no século XXI, bem como as transformações ocorridas na sociedade.
PROGRAMA 8: OPÇÕES EDUCATIVAS: O PAPEL DO POLÍTICO
Qual é a função do político diante da escola? Relembrando o capítulo 2, precisamos aprender a cobrar dos nossos políticos o que é de sua responsabilidade. Cabe à sociedade acompanhar e cobrar as ações dos políticos. Neste contexto, é importante lembrar que o político serve à sociedade, e não ao contrário.
PROGRAMA 9: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL: EDUCAR A ALDEIA GLOBAL
O grande desfecho deste relatório se dá aqui. Aqui se discute a relação que existe entre a escola, nossos pressupostos teóricos e metodológicos e a globalização, em busca de uma educação para o século XXI.