QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TCC e MONOGRAFIA, ARTIGO, DISSERTAÇÃO E TESE
Diferença entre TCC e monografia, uma dúvida recorrente!
Nesta postagem vou apresentar a diferença entre TCC e monografia, artigo, dissertação e Tese. Este assunto é muito recorrente na graduação e até mesmo na pós.
Por isso, abaixo vou deixar listado as principais diferenças entre essas modalidades de trabalhos acadêmicos.
No final dessa portagem, não deixe de ver, também, o vídeo e verificar os modelos e exemplos.
A princípio, nos diversos cursos que tenho ministrado em diferentes instituições, uma discussão muito comum era sobre o que é TCC, por isso, resolvi apresentar essa postagem apresentando as diferenças entre essas modalidades.
O QUE É UM TCC? Qual é a diferença entre TCC e monografia
- Trabalhos acadêmicos – similares (trabalho de conclusão de curso – TCC, trabalho de graduação interdisciplinar – TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento e outros, TCM, monografia, etc.).
- Segundo a NBR 14724/2005, É um documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que será obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.
O QUE É UMA DISSERTAÇÃO?
- Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre. (NBR 14724 de 2005).
O QUE É UMA TESE?
- Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de doutor, ou similar (NBR 14724 de 2005). Logo, a Tese você só vai apresentar se estiver cursando o doutorado.
O QUE É UM ARTIGO CIENTÍFICO?
- De acordo com a NBR 6022/2003, trata-se de parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.
O QUE É UM ARTIGO DE REVISÃO?
- Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas (NBR 6022/2003). Neste caso, o artigo de revisão é o mais utilizado nas faculdades que colocam o artigo como uma forma de TCC. Portanto, ao verificar na sua instituição essa modalidade de trabalho, veja se ele deve ser de revisão ou original.
O QUE É UM ARTIGO ORIGINAL?
- Conforme a NBR 6022, é parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais (NBR 6022/2003). Artigo original, geralmente, é fruto de uma pesquisa, ou de parte dela. Por isso, é preciso um pouco mais de cautela e saber exatamente o que vai ser publicado. Ainda que dê muito mais trabalho você produzir um artigo original, devo dizer que é extremamente gratificante vê-lo publicado em uma boa revista!
Enfim, veja no vídeo abaixo a explicação para cada um desses itens e confira os exemplos a seguir. Também veja as respostas para essas dúvidas muito frequentes:
- Diferença entre TCC e monografia.
- TCC é obrigatório?
Veja os exemplos nos links abaixo:
-
- TCC / MONOGRAFIA (INDIVIDUAL): A INTERVENÇÃO DIDÁTICA NA ESCRITA DE LISTAS NO CONTEXTO DO “PROGRAMA BOLSA ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE” NA ALFABETIZAÇÃO
- TCC / MONOGRAFIA (EM TRIO): ESCOLAS DE CICLO ÚNICO POSSUEM MELHORES INDICADORES DE QUALIDADE DO QUE AS ESCOLAS DE CICLO MISTO ? Uma breve comparação entre o IDESP das escolas estaduais no município de Guarulhos-SP.
-
- Artigo de Revisão: Reflexões sobre a metodologia do ensino de Geografia no século XXI
- Artigo Original: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O MEIO AMBIENTE
- Minha Dissertação de Mestrado:Aplicação de análise flúvio-morfométrica na bacia hidrográfica do Rio Santo Anastácio-SP para detecção de deformações neotectônicas.
- Minha Tese de doutorado: Análise morfotectônica do Planalto Ocidental Paulista, ao sul do Rio Tietê: indicadores de deformações neotectônicas na fisiografia da paisagem
- Vários outros exemplos de Teses e Dissertações:
Contudo, não se contente só com os exemplos aqui expressos. Pesquise outros bons exemplos. Você tem algum outro bom exemplo para compartilhar? sendo assim, se tiver, deixe o link e as descrições nos comentários.
Por fim, Um forte abraço!
Ivan Claudio Guedes
Muito bom e obrigada por disponibilizar isso, gratuitamente! Tem me ajudado muito!
Maravilha. Fico feliz em ajudar. Compartilhe com seus amigos.
Um forte abraço
Excelente site adorei vou recomendar par os meus amigos
Maravilha. Fico feliz que tenha gostado e que vá recomendar.
Qualquer dúvida, escreva.
Um forte abraço.
Obrigado por este artigo, parabéns, seguindo varias dicas para aprimorar meu trabalho.