CURSOS GRATUITOS DO PROJETO NÓS NA SALA DE AULA
Um ótimo projeto de formação continuada online aos professores da educação básica.
A SOMOS Educação está com um ciclo de vários cursos gratuitos, online e com certificado, contribuindo com a formação continuada dos professores da Educação Básica. O objetivo geral desses cursos é disponibilizar aos professores temas e recursos considerados complexos para o trabalho em sala de aula. Vale lembrar que o curso possui certificação de 30 horas para quem finalizar o curso.
Cada um dos cursos gratuitos online são compostos por 10 aulas e apresentam diferentes linguagens para facilitar a apreensão dos temas e tornar o curso muito mais agradável.
Todas as aulas são compostas de Web aula, texto da aula, pense nisso (seção que estimula o professor a pensar pedagogicamente sobre a transposição didática do conteúdo), proposta didática (sugestões e dicas de transposição didática dos conteúdos abordados) e verificação.
Na plataforma do núcleo de EAD da Somos Educação há vários outros cursos gratuitos para que você possa aprimorar suas técnicas, rever conceitos e repensar o fazer pedagógico em sala de aula.
O projeto Nós na Sala de aula – anos finais é composto de sete cursos, sendo um para cada disciplina. Acompanhe os temas abaixo e faça sua inscrição:
Nós na Sala de Aula: Língua Portuguesa – Fundamental anos finais
-
Cognatos.
- Refinando a expressão oral.
- Os meninos jogam bem: concordância.
- A linguagem figurada: decifrando a Poesia.
- Oralidade x escrita: registros diferentes.
- Tu, vós e variedades linguísticas.
- Gêneros textuais: trabalhando com jornal.
- Nova ortografia: caiu o trema. Trema? Que trema?
- Anafóricos: eu vi ela ou eu a vi?
- O desafio da colocação pronominal: português brasileiro ou lusitano?
Nós na Sala de Aula: Matemática – Fundamental anos finais
-
Divisão pelo método da subtração.
- Sistema métrico decimal: o pulo da vírgula.
- Números negativos na multiplicação.
- Ângulos internos de um triângulo: soma e montagem.
- Sistema de equações do 1º grau.
- Teorema de Pitágoras.
- Trigonometria no triângulo retângulo.
- Área do círculo, setor e coroa circular.
- Estatística e probabilidade em situações do cotidiano.
- O gráfico nas funções.
Nós na Sala de Aula: História – Fundamental anos finais
- Uma reflexão sobre a Idade Antiga.
- O fim do Império Romano: as migrações bárbaras e o cristianismo.
- Idade Média: monarquias nacionais europeias.
- O Iluminismo e suas contradições.
- Colonização espanhola da América: encontro e conflitos.
- A Revolução Francesa e suas consequências para o Brasil.
- O Brasil República.
- O Estado Novo.
- A Guerra Fria.
- Globalização e os desafios do mundo atual.
Nós na Sala de Aula: Geografia – Fundamental anos finais
- Tempo e Clima.
- Linguagens dos mapas.
- Domínios naturais.
- Representações cartográficas.
- Globalização.
- União Europeia, o desenvolvimento humano e a xenofobia.
- Diversidade étnica na África.
- Geografia humana.
- Austrália e Nova Zelândia, países industrializados.
- Nova China.
Nós na Sala de Aula: Ciências – Fundamental anos finais
- Movimentos da Terra e medidas de tempo.
- Fontes de energia alternativas: eólica, solar e pluvial.
- Transformações dos materiais: fermentação.
- Origem da vida da espécie humana.
- Campo magnético da Terra.
- Reações químicas dos alimentos.
- Propagação das ondas sonoras e luminosas no universo.
- Luz, cor e visão humana.
- Constituição da matéria.
- Trabalho.
Nós na Sala de Aula: Arte – Fundamental anos finais
- A importância do período medieval na arte.
- Reprodução ou releitura.
- Um novo olhar para a arte abstrata.
- Pop art: um mergulho no contemporâneo.
- Retrato.
- Cubismo e suas formas.
- Grafitismo na sociedade.
- O uso da perspectiva.
- A expressão artística instalação e o meio ambiente.
- Artes gráficas (imagem e cor).
Nós na Sala de Aula: Língua Inglesa – Fundamental anos finais
- Pronomes pessoais atrelados ao uso do verbo to be (am, is e are).
- Preposições de lugar.
- Tempo verbal: presente simples.
- Tempo verbal: presente contínuo.
- Tempo verbal: passado simples.
- Futuro (will).
- Tempo verbal: passado contínuo.
- Tempo verbal: Presente perfeito.
- Frases condicionais (1ª condicional).
- Modais (should, must, might).
Para se inscrever nos cursos gratuitos:
- Acesse http://professores.somoseducacao.com.br
- Clique em “você ainda não se identificou (acessar)”. SELECIONE O CURSO “NÓS NA SALA DE AULA”
- Faça rapidamente e gratuitamente seu cadastro – insira seu e-mail e depois verifique a caixa de entrada no seu provedor.
- Após o cadastro, digite seu e-mail e a senha que você escolheu.
- Pronto, pode aproveitar seu curso.
Se interessou pelo curso? Então clique aqui para ter acesso, realize o seu cadastro e utilize o código somos2016 para se matricular no curso. NÃO SE ESQUEÇA DE SELECIONAR O CURSO “NÓS NA SALA DE AULA”, caso contrário, o código não vai funcionar!
Por fim, devo agradecer a toda equipe da SOMOS EDUCAÇÃO pelo convite para gravar as aulas de Geografia. Aprendi muito ao trabalhar com todo este processo.
Se você fez algum destes cursos gratuitos, deixe nos comentários suas críticas e sugestões!
Olá professor, td bem?
Estou tentando me cadastrar mas não consigo.
Pode me ajudar?
Obrigada por enquanto.
Um grande abraço.
Olá, para utilizar o código SOMOS2016 você precisa selecionar o curso NÓS NA SALA DE AULA – caso selecione outro curso, o código não será aceito.
Um forte abraço
Ivan
Olá Prof,
Curti demais seu video do youtube sobre Projeto de Pesquisa.
Curso Pedagogia no CEDERJ, estou no último ano e preciso elaborar meu projeto. Li o livro A ERA DA CURADORIA , de Mario Sergio Cortella e DIMENSTEIN e me inspirei para buscar meu objeto de pesquisa. No livro o professor é tomado como um curador , visto que na era da informação , do ciberespaço , do hipertexto, a figura docente não é mais a única detentora de informação, por esta razão , segundo o livro, o que importa é ensinar o que importa ao aluno, a fim de que ele próprio possa buscar e construir sua aprendizagem fazendo uso dos diferentes tipos de fontes informativas na hipermídia do século XXI. Afetada por essas ideias gostaria de pesquisar sobre o tema. Mas estou cheia de dúvidas para dar o ponto de partida…também não conheço muita bibliografia sobre isso…Pode me ajudar?
Olá, tudo bem?
O primeiro passo, como sempre, é a construção do projeto de pesquisa. Aqui neste link você encontra um sumário com todos os temas disponíveis http://www.icguedes.pro.br/metodologia-da-pesquisa/
Sugiro começar pelo google acadêmico e ver o que outros autores tratam sobre o tema. Essa discussão é bem polêmica e controversa.
Espero que faça um ótimo trabalho.
Ivan
Boa noite!
Há algum código de acesso atualizado? Se sim, pode me encaminhar, por favor? [email protected]
Tenho interesse em fazer os cursos, mas o código está invalido.
Obrigada desde já.
Infelizmente só possuo o código que está no site.
Já faz algum tempo que a editora não atualiza aquela plataforma.