CONHECENDO O DIA E A NOITE
Sequência didática com a educação infantil
Série: maternal ( 3 anos)
Duração da aula : 4 horas.
Objetivo:
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação. De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil;
Tema da aula:
Dia e Noite
Conteúdos factuais:
A percepção do dia e da noite
Conteúdos conceituais:
Sol, lua, duração do tempo.
Conteúdos Procedimentais:
Desenvolver a observação, a análise e a comparação.
Conteúdos atitudinais:
Valorizar a duração do tempo.
Compartilhar informações em grupos.
Desenvolver a concentração e a atenção em rodas de conversa.
Metodologia:
Primeiramente é importante solicitar a ajuda dos pais para registrar na agenda as tarefas que a criança realiza em casa no período noturno.
– O que costumo fazer durante a noite?
Em aula utilize o poema Dia e Noite, de Regina C. Villaça Lima
Você poderá realizar essa leitura aproveitando-se da estratégia do “cineminha” – TV confeccionada com caixa de papelão e papel colorido.Na mesma há um espaço pra demonstração de ilustrações como se fosse uma tela de TV.
Poesia: Dia e Noite
Regina C. Villaça Lima
Quando acordo bem cedinho
vejo que é um lindo dia,
pois o sol está a brilhar
trazendo luz, calor e alegria.
Chegando a noite devagarinho
vejo no céu a brilhar
a lua e lindas estrelinhas
enfeitando até o dia raiar!
Roda de conversa:
Por meio de perguntas, direcione as crianças a expressarem suas observações e conclusões em relação a pesquisa que realizaram em casa.
Observe se também fazem relação das ações descritas, com as características físicas do dia e da noite (calor e frio; claridade e escuridão; etc.)
Atividade:
1) Dia e Noite:
Adaptação da brincadeira vivo ou morto.
Quando se disser dia, as crianças se levantarão e farão mímicas do que realizam durante o dia.
Quando se disser noite, elas se deitarão em colchonetes e simularão o sono.
Obs. Pode – se combinar com as crianças antes da brincadeiras, atitudes que podem ser imitadas simulando o dia, tais como: dirigir, jogar bola, ir para escola, etc.
2) Sequência lógica:
Distribuir uma sequência lógica através de desenhos com atitudes do dia ou da noite.
Pedir para que as crianças pintem. O professor recortará as mesmas e devolverá a seus respectivos donos, para que eles montem sua sequência. Depois cada aluno poderá expor sua sequência para sala.
Materiais necessários:
– Papelão;
– cola
– tesoura;
– Giz de cera;
– poema;
– colchonetes;
Avaliação:
Relato oral, retomada em roda de conversa ao final das atividades.
Registro do professor quanto a apropriação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
No site http://cmeieberteixeira.blogspot.com.br/2013/09/fenomenos-da-natureza.html você poderá encontrar algumas fotos.
Deixe suas observações, críticas e sugestões. Elas são muito bem vindas para melhorar este blog.
Um forte abraço
Ivan C. Guedes
Muito criativo seu plano de aula.Gostei!!!!
Muito obrigado. Fico muito feliz em poder ajudar com o seu trabalho.
Espero que os outros materiais disponíveis também ajudem.
Gostei!
Fico muito feliz que tenha gostado.
Espero que a execução com seus alunos também tragam ótimos resultados.
bom dia! prof. muito obrigada pelas dicas.
Fico muito feliz em poder ajudar. Desejo ótimos estudos. Compartilhe com seus amigos para me ajudar também.