COMO FAZER RESENHA CRÍTICA E RESUMO
Resenha e resumos, quais são suas diferenças? Como escrever? Para que servem? Neste rápido artigo vamos diferenciar o que é um resumo indicativo, o resumo informativo, o resumo indicativo/informativo e o resumo crítico, também chamado de resenha. No final do artigo você vai poder acompanhar o vídeo em que explico detalhadamente cada uma dessas modalidades de escrita.
Pois bem, primeiramente é importante deixar claro que todas essas formas de escrever são solicitadas nas faculdades e universidades com dois objetivos: O primeiro é indicar ao aluno uma ótima maneira de estudar e conseguir organizar seus conhecimentos. O segundo é o de organizar todo o material pesquisado durante uma investigação acadêmica, assim como já tratamos do fichamento, a prática de fazer resumo e resenha só tem a contribuir com o estudante.
Breve observação: Se você acha que o objetivo de fazer um resumo ou uma resenha é o de apenas ganhar nota, não faça! O objetivo é o de fazer com que você estude corretamente e crie habilidades específicas de procedimento de leitura, interpretação, escrita e reescrita de textos.
O processo de ler e escrever não é fácil. É preciso muita dedicação, técnica e treino. Se você ainda tem dúvidas sobre como ler e estudar corretamente um livro, clique aqui.
CUIDADO: Não confunda este tipo de resumo com o resumo do seu TCC. Sobre o resumo do TCC, clique aqui e veja uma postagem específica.
Dicas para fazer um resumo:
- Seja fiel ao texto;
- Não omita nenhum aspecto relevante;
- Seja objetivo;
- Não se posicione diante do texto;
- Seja coerente.
Para fazer o seu resumo, procure ler atentamente o texto. Selecione aquilo que é mais importante e apresente os passos abaixo:
- Apresente o tema;
- Deixe claro quais são os objetivos da obra;
- Apresente os métodos empregados no estudo (se for o caso de uma pesquisa, se for um livro de literatura, obviamente não haverá método de estudo);
- Apresente os principais resultados (ou principais ideias);
- Aborde as principais conclusões do autor da obra.
Lembre-se, em um resumo você não deve se envolver com o texto. Seu envolvimento, sua análise e sua crítica só serão apresentadas em uma resenha (veja o vídeo abaixo).
O que é resenha e o que é resumo?
Basicamente, o resumo é o primeiro passo de uma resenha. Ou seja, você deve primeiro resumir o texto (seguindo os passos apresentados no vídeo) para depois inserir suas análises, críticas e observações sobre o texto / livro / filme e/ou artigo que está apresentando.
Exemplos de resenhas de livros:
- Poder e empoderamento na cultura digital:
- Federalismo, regime de colaboração e políticas de fundos: uma luz no fim do túnel?
- A polícia das famílias:
Exemplos de resenhas de filmes (clique no nome para ser redirecionado):
Exemplos de resenhas de artigos:
- Confiança como fator de redução da vulnerabilidade humana no ambiente de trabalho:
- Miopia em Marketing:
- A saúde e seus determinantes sociais:
Exemplos de resumos de livros:
Acompanhe o vídeo abaixo e deixe sua crítica e sua observação sobre as dicas aqui apresentadas.
Desejo que você tenha ótimos momentos de estudos.
Olá professor , seus vídeos são maravilhosos, agradeço a bela iniciativa.
Tenho uma dúvida sobre resumo, preciso resumir artigos científicos da área da saúde , o que me deixa com a pulga atrás da orelha é se eu escrevo o mesmo com as minhas próprias palavras ??? Meu resumo precisa de um novo título ?
O resumo não precisa de um novo título. Sim, escreva o resumo com as suas palavras como se você estivesse me contando sobre o que se trata o artigo.