COMO FAZER ENTREVISTA PARA TCC
O uso da entrevista enquanto procedimento metodológico para a produção de uma pesquisa (seja TCC, Artigo, Dissertação ou Tese) tem sido muito empregado, sobretudo nas ciências humanas. Neste breve artigo vamos apresentar como fazer uma entrevista para o TCC de forma correta e objetiva.
Acompanhe todas as postagens sobre Metodologia Científica clicando aqui.
A coleta de dados mediante a entrevista necessariamente será classificada dentro do que entendemos como pesquisa qualitativa. Mesmo aquelas em há geração de estatística, se deve fazer uma análise qualitativa sobre eles.
A entrevista, conforme entendimento de Gil (1999), constitui-se em um:
procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. (…) A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimento científicos (…) ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados (GIL, 1999, p. 45).
Objetivos da entrevista para TCC
Muitos podem ser os objetivos para realização de uma entrevista para TCC. Conforme Seltiz (1965) apud Lakatos e Marconi (2002, p. 93), listam-se 6. A saber:
- Averiguação de “fatos”. Descobrir se as pessoas que estão de posse de certas informações são capazes de compreendê-las.
- Determinação das opiniões sobre os “fatos”. Conhecer o que as pessoas pensam ou acreditam que os fatos sejam.
- Determinação de sentimentos. Compreender a conduta de alguém por meio de seus sentimentos e anseios.
- Descoberta de planos de ação. Descobrir, por meio das definições individuais dadas, qual a conduta adequada em determinadas situações, a fim de prever qual seria a sua. As definições adequadas da ação apresentam em geral dois componentes: os padrões éticos do que deveria ter sido feito e considerações práticas do que é possível
- Conduta atual ou do passado. Inferir que conduta a pessoa terá no futuro, conhecendo a maneira pela qual ela se comportou no passado ou se comporta no presente, em determinadas situações.
- Motivos conscientes para opiniões, sentimentos, sistemas ou condutas. Descobrir por que e quais fatores podem influenciar as opiniões, sentimentos e conduta.
Tipos de entrevistas para TCC
Segundo Gil (1999), as entrevistas podem ser classificadas em: informais, focalizadas, por pautas e formalizadas.
- ENTREVISTAS INFORMAIS: menos estruturado o possível – a única diferença entre a conversa informal e a entrevista informal é que há o registro. Vocês vão conversando livremente sobre o assunto.
- ENTREVISTA FOCALIZADA: é muito semelhante a anterior – a diferença é que você mantém o foco no tema e evita com que seu entrevistado fuja do tema.
- ENTREVISTA POR PAUTAS: Esta modalidade já possui uma estrutura básica. Você deve construir os tópicos que serão discutidos e conforme for abordando esses temas, vai riscando. As pautas deve ser ordenadas e deve ter relação entre si. Você enquanto pesquisador faz poucas perguntas e deixa seu entrevistado ir falando livremente à medida que reporta às pautas assinaladas.
- ENTREVISTA FORMALIZADA (OU ESTRUTURADA): Em que se apresenta uma relação fixa de perguntas em que todos os entrevistados vão responder as mesmas perguntas. Essas perguntas podem ser perguntas abertas ou fechadas.
Lakatos e Marconi (2002, p. 95) listam as principais vantagens e desvantagens de se trabalhar com o procedimento da entrevista:
As vantagens de realizar uma entrevista para TCC:
- Pode ser utilizada com todos os segmentos da população: analfabetos ou alfabetizados.
- Fornece uma amostragem muito melhor da população geral: o entrevistado não precisa saber ler ou escrever.
- Há maior flexibilidade, podendo o entrevistador repetir ou esclarecer perguntas, formular de maneira diferente; especificar algum significado, como garantia de estar sendo compreendido.
- Oferece maior oportunidade para avaliar atitudes, condutas, podendo o entrevistado ser observado naquilo que diz e como diz: registro de reações, gestos etc.
- Dá oportunidade para a obtenção de dados que não se encontram em fontes documentais e que sejam relevantes e significativos.
- Há possibilidade de conseguir informações mais precisas, podendo ser comprovadas, de imediato, as discordâncias.
- Permite que os dados sejam quantificados e submetidos a tratamento estatístico.
As limitações de realizar uma entrevista para TCC:
- Dificuldade de expressão e comunicação de ambas as partes.
- Incompreensão, por parte do informante, do significado das perguntas da pesquisa, que pode levar a uma falsa interpretação.
- Possibilidade de o entrevistado ser influenciado, consciente ou inconscientemente, pelo questionador, pelo seu aspecto físico, suas atitudes, ideias, opiniões etc.
- Disposição do entrevistado em dar as informações necessárias
- Retenção de alguns dados importantes, receando que sua identidade seja revelada.
- Pequeno grau de controle sobre uma situação de coleta de dados.
- Ocupa muito tempo e é difícil de ser realizada.
A entrevista para TCC deve atender os seguintes requisitos (LAKATOS; MARCONI, 2002, p. 97):
Requisitos importantes. As respostas de Uma entrevista devem atender aos seguintes requisitos, apontados por Lodi (12:9): validade, relevância, especificidade e clareza, cobertura de área, profundidade e extensão:
- Validade. Comparação com a fonte externa, com a de outro entrevistador, observando as dúvidas, incertezas e hesitações demonstradas pelo entrevistado.
- Relevância. Importância em relação aos objetivos da pesquisa.
- Especificidade e clareza. Referência a dados, datas, nomes, lugares, quantidade, percentagens, prazos etc., com objetividade. A clareza dos termos colabora na especificidade.
- Profundidade. Está relacionada com os sentimentos, pensamentos e lembranças do entrevistado, sua intensidade e intimidade.
- Extensão. Amplitude da resposta.
Assista o vídeo em que eu explico um pouco mais sobre os procedimentos para realização de uma entrevista para TCC
Veja diversos links externos que podem ajudar a compreender melhor sobre a entrevista para o TCC
- A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos
- Entrevistas em pesquisas qualitativas
- Aprendendo a entrevistas: como fazer entrevistas em ciências sociais
- Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas
- A PESQUISA ONLINE: potencialidades da pesquisa qualitativa no ambiente virtual
Pesquisas que fizeram uso da entrevista enquanto procedimento metodológico
- Caracterização dos casos de violência contra a mulher atendidos em três serviços na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
- COLETA DE DADOS NA PESQUISA CLÍNICO-QUALITATIVA: USO DE ENTREVISTAS NÃO-DIRIGIDAS DE QUESTÕES ABERTAS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE
- Análise de entrevistas em pesquisas com histórias de vida
- A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: O QUE DIZEM ALUNOS, PROFESSORES E INTÉRPRETES SOBRE ESTA EXPERIÊNCIA
- CRIANÇAS E INTERNET: USOS E REPRESENTAÇÕES, A FAMÍLIA E A ESCOLA
- A pequena e micro empresa e o meio ambiente: a percepção dos empresários com relação aos impactos ambientais
Estou fazendo meu TCC, e estou com muitas dificuldades em elaborar a analise da pesquisa.
Olá, aqui no site há um vídeo específico sobre análise dos resultados. http://www.icguedes.pro.br/como-fazer-analise-sobre-os-resultados-coletados-para-tcc/
onde e quando devo inserir a pesquisa no meu tcc?
Após o capítulo da metodologia da pesquisa.
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
Muito obrigado. Seja muito bem vinda.