METODOLOGIA DA PESQUISA
Como escrever este capítulo do TCC
Este capítulo é essencial para o seu Trabalho de Conclusão de Curso-TCC. Todo trabalho acadêmico, seja um TCC, uma monografia, um artigo, uma Dissertação de mestrado ou uma Tese de doutorado precisa ter este capítulo.
Para qualquer capítulo que você vá escrever, é preciso ter método, técnica e rigor, porém, isso não é tão simples assim nas primeiras vezes. Uma das técnicas mais indicadas para quem está iniciando nos estudos acadêmicos é a técnica do FICHAMENTO. Clique aqui para saber mais.
Escrever o capítulo da Metodologia da Pesquisa é muito fácil. Basta você ter bem claro os passos e as ferramentas que você utilizou para realizar a sua pesquisa.
Acompanhe no vídeo abaixo como elaborar este capítulo.
Após o vídeo, veja os exemplos que separamos para te apresentar.
Bons estudos.
Ivan
Acompanhe outros vídeos em que eu explico passo a passo como realizar um TCC. Clique Aqui!
Exemplo 1.
Extraído de:
FEVEREIRO, G. B. Alfabetização e letramento do aluno surdo: Análise das metodologias utilizadas em uma classe regular. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Guarulhos. Faculdades Integradas Torricelli, 2011.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Para elaboração deste trabalho primeiramente deram-se a compilação de pesquisa bibliográfica, abarcando diversas fontes tais como livros, artigos de periódicos acadêmicos e legislação. Após o levantamento bibliográfico dos pontos mais relevantes da educação dos surdos, como sua história e as abordagens de ensino, realizou-se uma análise crítica sobre os autores elencados.
Em seguida, precedeu-se como material para a pesquisa de campo, a entrevista, em caráter aberto, apenas com direcionamentos questionadores. Os sujeitos ao qual se aplicou a entrevista foram: 2 professores da Rede Municipal de Educação de Guarulhos que atuam na Educação Básica e 1 coordenador pedagógico também da Rede Municipal.
Na escola onde houve a pesquisa, há um aluno surdo que está regularmente matriculado desde o 2º ano do Ensino Fundamental (2009), hoje ele cursa o 4º ano.
Uma das professoras entrevistadas trabalhou com este aluno nos 2º e 3º ano. O fato dela saber se comunicar por meio da LIBRAS, foi determinante para a designação da classe a ela. Já a professora do corrente ano letivo não tem conhecimento da língua, o que dificulta seu trabalho com o aluno surdo.
Objetivou-se através deste trabalho a realização de uma análise reflexiva sobre a efetivação da inclusão de um aluno surdo em classe regular, à partir de metodologias diferenciadas e práticas de ensino.
Em seguida, houve o confronto entre a efetivação das Leis que são direcionadas a este aluno surdo, com a realidade escolar em que ele se encontra.
Portanto, para fins metodológicos e procedimentais para o desenvolvimento deste trabalho, é possível afirmar que tal abordagem se deu por dados qualitativos. Para fins de redação, e para preservar a identidade dos professores entrevistados, optou-se por qualificar a professora que trabalhou com este aluno no primeiro ano do ensino fundamental como “professora 1”. A professora do segundo e terceiro ano, como “professora 2” e a professora que trabalha atualmente com este aluno como “professora 3”.
Exemplo 2:
Extraído de:
SANTOS, A. L.; SANTANA, M. M. F.; OLIVEIRA, P. A.; GUILHERME, P. P. L.; CARVALHO, V. A. Breve análise sobre a influência da Globalização na Formação da Criança consumidora no contexto social e escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Guarulhos. Faculdades Integradas Torricelli, 2009.
METODOLOGIA
Para realização desta pesquisa buscou-se compreender qual a influência que as propagandas comerciais e os produtos de alta tecnologia interferem sobre a infância, marcadas pela globalização e pelo advento da mídia, cujo consumo por parte das crianças aumenta a cada dia. Procurou-se entender de que forma o processo de globalização e a influência da televisão atingem as crianças, quais fatores as levam a tornarem-se consumistas e as atitudes dos pais e educadores, frente a essa questão e o que a aquisição ou não desses produtos podem causar na vida social, e psicológica das crianças.
Foram realizadas pesquisas em sites da internet, livros, artigos e demais trabalhos que versam sobre o tema. Percebeu-se a dimensão que este assunto poderia tomar. Assim, delimitou-se o foco apenas no consumo infantil influenciado pela mídia moderna bem como seu reflexo na educação. É importante ressaltar que faltam bibliografias consistentes neste tema, pois, entende-se que o assunto tratado ainda seja novidade no meio acadêmico.
As referências consultadas embasaram os referenciais teóricos sobre como funciona este meio, quais aspectos são importantes na construção de um saber profissional e em que medida os anúncios utilizam uma série de representações que estão presentes no cotidiano de nossas crianças.
Concluída a compilação bibliográfica, deram-se as atividades em campo que tiveram como objetivo auferir a efetivação do que se constatou na revisão literária.
Em campo aplicou-se questionários às crianças, aos pais e aos professores. O questionário teve como fundamentação as orientações analisadas nas referências bibliográficas (e.g. BARBOSA, 2009; SARMENTO, 2001; FERRÈS, 1996) e analisar a concepção de consumismo mediante a influência da mídia.
Também observou-se, durante a aplicação dos questionários, as reações desencadeadas pelos pais, seus filhos e professores. As observações, bem como a discussão sobre os resultados far-se-ão no capítulo seguinte.
Por fim, conflitou-se as referencias teóricas e a análise dos dados obtidos em campo culminando na conclusão que se segue.
Adorei, e aprende muito com seus videos.Muito Obrigado
Muito obrigado. Espero contribuir com seus estudos. Compartilhe com os amigos!
Obrigado professor Guedes, suas explicações ajudou-me muito.
É sempre um imenso prazer poder ajudar.
Compartilhe nas redes sociais com seus amigos para ajudar o site.
Um forte abraço
Ivan
Obrigado professor Guedes, suas explicações ajudaram-me muito. MENSAGEM REITERADA EM RAZÃO DE DESCUIDO ORTOGRÁFICO