COMO ESCREVER A INTRODUÇÃO DO SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Exemplos com técnicas simples e objetivas para escrever um bom texto
A introdução de um trabalho requer alguns procedimentos específicos. Escrever um TCC ou uma monografia é muito mais fácil do que você imagina. Neste vídeo eu demonstro como escrever uma introdução de forma simples, objetiva e convidativa para que o leitor se interesse pelo seu trabalho.
Uma dica importante é que todo o seu TCC deve estar amarrado do seu Projeto Conclusão de Curso. Por isso ele deve ser bem escrito.
Para escrever a introdução de um trabalho, de forma bem resumida, você deve seguir:
- 1.Logo na introdução de um trabalho, explique o tema.
- 2. Qual é o problema que envolve a sua pesquisa. – contextualização – Você pode apresentar questões que serão respondidas durante o desenvolvimento do seu trabalho.
- 3. Quais são os objetivos gerais e específicos do seu trabalho.
- 4. Quais são os principais conceitos que serão desenvolvidos no seu trabalho.
- 5. Quais são as hipóteses da sua pesquisa.
- 6. Por que seu trabalho é importante para a sociedade e para a academia?
- 7. Resumidamente (em duas ou três parágrafos) como é a metodologia da sua pesquisa.
- 8. Finalize falando um pouco sobre o que o leitor encontrará no seu tcc, ou seja, explique sobre o que se trata os seus capítulos.
Acompanhe logo abaixo o vídeo que demonstra passo a passo como escrever a introdução de um trabalho.
Após o vídeo, seguem dois exemplos para te auxiliar a compreender a introdução de um trabalho, destacando os itens acima com diferentes cores para melhorar sua análise:
Ainda que os exemplos abaixo não contemplem plenamente todos os itens acima para a introdução de um trabalho, eles demonstram claramente sobre o que se trata a pesquisa e expõem com muita clareza o tema e seus objetivos. Considerando que a introdução deve mostrar ao leitos sobre o que se trata o trabalho, eles cumpriram com esta tarefa.
Convido vocês a fazerem o mesmo exercício. Procurem outros TCCs e tentem identificar os itens acima.
Introdução de um trabalho: EXEMPLO 1
1 INTRODUÇÃO
A discussão sobre a surdez não pode se referir apenas às questões biológicas, pois os surdos têm sua percepção de mundo e construção da significação da linguagem diferenciadas dos ouvintes.
O diagnóstico de surdez ainda vem com “pré-conceitos” culturais, como relacionar o surdo com a impossibilidade de aprender, falta de inteligência, incapacidade para trabalhar, etc. PROBLEMATIZAÇÃO
Os próprios termos utilizados para se referir à pessoa com perda auditiva muitas vezes são utilizados de forma equivocada, como a expressão “deficiente auditivo” utilizada no contexto médico, enquanto que o termo “surdo” está associado ao contexto afetivo e sociocultural da surdez. As pessoas que não ouvem referem-se a si mesmas como “surdos”.
Para uma família ouvinte, que tenha um filho surdo, as dúvidas são muitas e os caminhos também são diversos, porém a escolha deve ser feita. As opções vão desde a oralização, até a comunicação por meio da língua de sinais. TEMA
No ambiente escolar não é muito diferente. Os debates nesta área não se esgotam, porque ainda há muitas dúvidas devido à falta de conhecimento para o pleno desenvolvimento do aluno surdo. PROBLEMATIZAÇÃO
Hoje a inclusão em classes regulares é uma realidade, um direito do surdo garantido pela legislação. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil (Lei nº9394/96), as crianças “portadoras de necessidades educativas especiais” devem ter sua escolaridade atendida, fundamentalmente, pela escola regular, de modo a promover sua integração/inclusão. TEMA
Porém, entende-se que a educação dos surdos exige uma mudança das didáticas de ensino, sendo que quando isso não acontece, o aluno não está sendo incluído, podendo ficar à margem da educação, sendo que poucos permanecem no sistema educacional. HIPÓTESES
Outro documento importante é a Declaração de Salamanca. A Resolução Nº 2, de 11 de setembro de 2001 que institui as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica destaca a importância da língua de sinais para o acesso aos conteúdos curriculares. O documento afirma que os sistemas de ensino devem oferecer aos alunos surdos o ensino por meio da LIBRAS e em língua portuguesa. TEMA
Mas como trabalhar de maneira eficaz com este aluno que, embora não tenha alterações cognitivas, aprende de forma diferente? PROBLEMATIZAÇÃO
É importante refletir sobre o fato de que o surdo, apesar de estar fisicamente na escola, dentro de um sistema de alfabetização baseado na oralidade, não apresenta um desenvolvimento pedagógico pleno. O fracasso da alfabetização em língua portuguesa deve-se às práticas pedagógicas inadequadas desenvolvidas com esses alunos, já que o surdo necessita de uma metodologia de ensino própria. E também do uso de sua língua própria, a língua de sinais. HIPÓTESES
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi regulamentada pela Lei Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Portanto, é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, pois tem estrutura gramatical própria, sendo assim, significativa no processo de alfabetização. É por meio dela que a criança será inserida nas relações sociais e na escolarização, dando suporte ao letramento possibilitando a apropriação da leitura e da escrita e a incorporação de suas práticas sociais. PRINCIPAIS CONCEITOS A SEREM TRABALHADOS NO TCC
Este trabalho, ora apresentado, inicia-se com uma breve reflexão sobre a história da educação do surdo, onde o mesmo, outrora, fora tratado como alguém sem condições de se manter em sociedade. Adiante, serão abordadas algumas concepções pedagógicas para a aquisição da alfabetização, tais como o oralismo, o sistema de comunicação total e o bilinguismo.
Em seguida é dado um tratamento especial para a alfabetização do surdo, trazendo abordagens para a ideia que se tem da alfabetização primeiro em LIBRAS.
Por fim, apresenta-se a pesquisa empreendida em uma escola da rede pública municipal de XXXXXXXXXX, onde foi analisado e diagnosticado o processo de alfabetização de um aluno surdo que atualmente encontra-se na terceira série (quarto ano) do ensino fundamental. O QUE SERÁ ENCONTRADO NOS CAPÍTULOS?
Introdução de um trabalho: EXEMPLO 2
1. INTRODUÇÃO
Esta pesquisa trata sobre a análise da infraestrutura na educação básica, no segmento da creche, em uma cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Entende-se que a infraestrutura da educação básica abarca desde as questões físicas (prediais), até às questões pedagógicas tais como a formação continuada dos seus professores, materiais e recursos pedagógicos e disponibilidade de vagas, conforme determinação da legislação em vigor. TEMA
O objetivo desse trabalho é de analisar a correspondência entre as orientações oficiais em forma de legislação e a situação concreta da educação básica, no segmento creche no município de xxxxxx.OBJETIVO
Diante das constantes reclamações da população sobre o atendimento que este município presta à comunidade, levantaram-se as seguintes questões a serem analisadas no decorrer deste trabalho: A infraestrutura dos prédios escolares estão adequadas para os alunos na educação infantil neste município? Se esses prédios estão fora dos padrões vigentes, os demais recursos estão de acordo com o sistema de ensino? Qual a postura dos pais de alunos, gestores e educadores frente a essa realidade? PROBLEMATIZAÇÃO
Para tais questionamentos a hipótese provável é a falta de uma agenda de prioridades na secretaria de educação do município e recursos financeiros para suprir as necessidades a qual a legislação delibera para a efetivação de uma educação de qualidade. HIPÓTESES
Neste trabalho buscou-se aplicar uma pesquisa qualitativa e quantitativa ressaltando os aspectos qualitativos ao que se refere às estruturas prediais dessas escolas. Foram analisadas diferentes legislações Federais e Municipais, compilando as principais orientações e verificando em campo se as mesmas são cumpridas, servindo-se de registro fotográfico. Também fizeram uso da pesquisa quantitativa, a partir de questionários fechados para analisar a percepção da população com relação a qualidade do serviço público prestado nas creches municipais. Para tal, aplicou-se 458 questionários em diferentes pontos da cidade e, adiante, tabularam-se os dados para compreender tais percepções. METODOLOGIA
A motivação para analisar e compreender o sistema educacional das escolas municipais da rede pública de XXXXXXXXXXX se deu a partir da urgência, desta pesquisadora, em pleitear uma vaga em escola na Educação Infantil. Neste momento, ficou evidente a fragilidade do sistema de ensino deste município. Fragilidade esta que se expressa em vários aspectos tais como: em matricula, uniforme, material pedagógico e infraestrutura predial. Considera-se que as dificuldades encontradas por esta pesquisadora, aplica-se à toda população que faz uso deste serviço público, tornando-se de capital importância pesquisar e refletir sobre este segmento de ensino. Por que seu trabalho é importante para a pedagogia e para a sociedade?
No primeiro capítulo é abordado os aspectos históricos da secundarização da educação infantil, vista no Brasil sempre em segundo plano. As primeiras creches foram criadas com objetivo assistencialista. Com o crescimento urbano, e com o grande número de mulheres ingressando ao mercado de trabalho, iniciou–se a pressão popular para a conquista da educação de direitos. Direito esse conquistado na constituição de 1988, mas silenciosamente “vetado” com a inserção da educação empresarial focada na formação de mão de obra, novamente privilegiando a educação fundamental.
No segundo capitulo é resgatado o histórico da cidade Itaquaquecetuba entre os aspectos históricos e sociais. Sendo a cidade com característica de dormitório, sofrendo processo de transformação demográfica desordenadamente, provocando inchaço da mesma.
No terceiro capitulo, destaca-se a metodologia utilizada na pesquisa e a discussão dos resultados e tabulação de dados. No quarto e último capitulo a conclusão. O QUE SERÁ ENCONTRADO NOS CAPÍTULOS DO TCC?
Espero que os exemplos acima de como escrever a introdução de um trabalho tenha te proporcionado algumas reflexões.
Alguma dúvida nas dicas? algumas sugestões? Escreva. Será um grande prazer conversar com você.
Agora é mãos à obra.
Um forte abraço.
Ivan
Boa noite professor,preciso saber se preciso colocar título em um estudo de caso. Vou participar de um concurso e precioso urgente de seu auxilio sobre esta questão. Obrigada
Olá, sim dê um título ao seu trabalho.
Desejo boa sorte.
Um forte abraço
Ivan
Professor estou em duvida como comecar uma introducao sobre a pre escola estou fazendo estagio na pré – escola
Olá, inicie como eu digo no vídeo. Comece pelo tema. Explique resumidamente sobre o que se trata seu trabalho.
Ola, boa noite professor, gostaria de tirar uma duvida.Vi uma introdução so com citações e como vi o seu vídeo , vi que esta errado .Aonde entrar as Citações no tcc? em que parte eu insiro .Sou da área de fisioterapia
Olá. As citações diretas e indiretas devem vir na parte de fundamentação teórica. Veja esta postagem explicando como fazer: https://www.youtube.com/watch?v=LXrGff_dHDc