CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS

Compartilhe com seus amigos

CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS

Uso de citações diretas, indiretas e apud em Monografias, TCCs, artigos e relatórios

 

Citações diretas e indiretas

Citações diretas e indiretas

O uso das citações diretas e indiretas em trabalhos acadêmicos é primordial para demonstrar seu nível de embasamento teórico sobre os diversos assuntos que são estudados.

Muitas vezes, para escrever um texto, um artigo, um relatório ou um TCC, precisamos fazer uso das citações. Porém, é preciso ficar atento para não cometer plágio, e muito menos encher o seu texto de citações diretas (principalmente as longas).
Neste vídeo, discutimos e apresentamos as orientações da escrita científica e demonstramos vários exemplos de citações diretas e indiretas, bem como o uso do apud para fazer uso da citação de citação.

Citação abnt

Citações diretas e indiretas, bem como as citações de citações são normatizadas pela NBR 10.520/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Neste link você pode obter mais informações sobre essa norma.

Citação direta

Basicamente essa forma de citação é aquela em que fazemos a transcrição literal, ou seja, a cópia, daquilo que está sendo estudado. Para fazer uso dessa forma de citação, utilizamos “aspas” para delimitar os escritos que estamos utilizando, seguido da página em que se encontra o trecho.

Citação indireta

A citação indireta é aquela em que parafraseamos o autor, ou seja, explicamos com as nossas palavras o que os autores estão tratando sobre o tema. Nesta forma de citação não há a necessidade de indicar a numeração da página. Observe o exemplo e a explicação mais detalhada no vídeo abaixo.

Obviamente que a citação indireta é uma forma difícil de escrever, por isso preparei este vídeo adicional explicando a técnica de estudo denominado “fichamento”. Clique na imagem abaixo e seja redirecionado para esta aula. Acreditamos que a prática do fichamento pode ajudar muito o estudante na prática de escrever com autonomia e clareza, fazendo uso da citação indireta.

Como fazer fichamento

Como fazer fichamento

Citação de citação

A citação de citação é aquela que utilizamos quando o autor que estamos lendo faz a citação de outro autor que não tivemos acesso. Sinceramente eu sempre recomendo para que verifique nas referências do autor livro a citação que lhe chamou a atenção e vá em busca daquele outro autor citado. Veja no vídeo abaixo a forma correta de fazer esse tipo de citação.

Para Trabalhos de Conclusão de Curso costumamos aceitar o uso da citação de citação. Se você estiver fazendo um curso de especialização, essa citação não é recomendável. No caso de uma dissertação de mestrado, já não é bem vista e em uma tese de doutorado é praticamente inaceitável. A citação de citação deve ser evitada e utilizada com cautela. A utilização demasiada dessa forma de citação é entendida como “preguiça de pesquisar”, assim como a citação direta indiscriminadamente é entendida como “preguiça de escrever”. Fique atento à qualidade do seu trabalho!

Sem mais demora, recomendo que você assista com muita atenção o vídeo abaixo, faça as suas anotações e pratique a escrita.

Tenha em mente que dentro de um processo de produção textual as orientações dos seus professores tem sempre como objetivo melhorar o seu texto. Se você enviar seu texto para seu orientador e ele voltar todo rabiscado não desanime. Aproveite as observações para reescrever prestando muita atenção nos apontamentos.

Distribua seu texto para dois ou três colegas opinarem. Não aceite aquela frase: “está perfeito”. Não. Nunca está perfeito, nem mesmo este texto que escrevi aqui.

Veja o vídeo abaixo e deixem suas dúvidas.

Um forte abraço e bons estudos.

Ivan C. Guedes

Compartilhe com seus amigos

About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

Comments

  1. Prezado, bom dia! Há muito tempo que assisto vídeos e leio sobre os temas que você aborda. No entanto, nunca vi algo tão bem elaborado. Os artigos são claros, de fácil entendimento, acompanhados de explicações e exemplos que facilitam a compreensão e torna o processo de aprendizagem agradável.
    Metodologia Científica é uma disciplina que se não for bem trabalhada em sala de aula, especialmente durante a graduação, tornará o aluno deficiente na confecção de artigos. Infelizmente, muitas instituições e professores penalizam os alunos especialmente nesta disciplina de fundamental importância. E como consequências temos as contantes dúvidas e insegurança do alunado que o acompanharão durante sua longa trajetória acadêmica.
    Entendo, também, que é papel do aluno sair da zona de conforto e buscar constantemente aprimorar seus conhecimentos. Parabéns por sua iniciativa e dedicação, esteja certo de que está ajudando vários acadêmicos a construir com autonomia artigos, dissertações e teses. Obrigada!
    Atenciosamente,
    Valdilene.

    1. Valdirene, boa tarde.
      Você não imagina o quanto é gratificante ler o que você escreveu.
      Imagino que qualquer professor de qualquer disciplina deva gostar muito do que faz. E, sinceramente eu AMO métodos, técnicas e pesquisas.
      Fico muito chateado quando não vejo uma boa pesquisa. Sinceramente, vejo como perda de tempo. Me alegro muito quando vejo ótimos trabalhos. Fico entusiasmado e incentivo ao máximo para que publiquem.
      Agradeço muito suas palavras.
      Um forte abraço
      Ivan

  2. Muito bom, professor!
    Estou fazendo um projeto de pesquisa e seus vídeos estão me ajudando muito, mesmo o senhor já tendo postado a tanto tempo.
    Obrigado!
    Eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.