CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS
Uso de citações diretas, indiretas e apud em Monografias, TCCs, artigos e relatórios
O uso das citações diretas e indiretas em trabalhos acadêmicos é primordial para demonstrar seu nível de embasamento teórico sobre os diversos assuntos que são estudados.
Citação abnt
Citações diretas e indiretas, bem como as citações de citações são normatizadas pela NBR 10.520/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Neste link você pode obter mais informações sobre essa norma.
Citação direta
Basicamente essa forma de citação é aquela em que fazemos a transcrição literal, ou seja, a cópia, daquilo que está sendo estudado. Para fazer uso dessa forma de citação, utilizamos “aspas” para delimitar os escritos que estamos utilizando, seguido da página em que se encontra o trecho.
Citação indireta
A citação indireta é aquela em que parafraseamos o autor, ou seja, explicamos com as nossas palavras o que os autores estão tratando sobre o tema. Nesta forma de citação não há a necessidade de indicar a numeração da página. Observe o exemplo e a explicação mais detalhada no vídeo abaixo.
Obviamente que a citação indireta é uma forma difícil de escrever, por isso preparei este vídeo adicional explicando a técnica de estudo denominado “fichamento”. Clique na imagem abaixo e seja redirecionado para esta aula. Acreditamos que a prática do fichamento pode ajudar muito o estudante na prática de escrever com autonomia e clareza, fazendo uso da citação indireta.
Citação de citação
A citação de citação é aquela que utilizamos quando o autor que estamos lendo faz a citação de outro autor que não tivemos acesso. Sinceramente eu sempre recomendo para que verifique nas referências do autor livro a citação que lhe chamou a atenção e vá em busca daquele outro autor citado. Veja no vídeo abaixo a forma correta de fazer esse tipo de citação.
Para Trabalhos de Conclusão de Curso costumamos aceitar o uso da citação de citação. Se você estiver fazendo um curso de especialização, essa citação não é recomendável. No caso de uma dissertação de mestrado, já não é bem vista e em uma tese de doutorado é praticamente inaceitável. A citação de citação deve ser evitada e utilizada com cautela. A utilização demasiada dessa forma de citação é entendida como “preguiça de pesquisar”, assim como a citação direta indiscriminadamente é entendida como “preguiça de escrever”. Fique atento à qualidade do seu trabalho!
Sem mais demora, recomendo que você assista com muita atenção o vídeo abaixo, faça as suas anotações e pratique a escrita.
Tenha em mente que dentro de um processo de produção textual as orientações dos seus professores tem sempre como objetivo melhorar o seu texto. Se você enviar seu texto para seu orientador e ele voltar todo rabiscado não desanime. Aproveite as observações para reescrever prestando muita atenção nos apontamentos.
Distribua seu texto para dois ou três colegas opinarem. Não aceite aquela frase: “está perfeito”. Não. Nunca está perfeito, nem mesmo este texto que escrevi aqui.
Veja o vídeo abaixo e deixem suas dúvidas.
Um forte abraço e bons estudos.
Ivan C. Guedes
Gostei muito dá sua forma de explicar consegui entender muitas coisas estou terminando um pré projeto do tcc e preciso fazer a fundamentação teórica a professora pediu 6 laudas e 6 autores como faço? Dessa mesma forma que explicou no vídeo ?
Para fazer sua fundamentação teórica, utilize este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LXrGff_dHDc
Prof. Ivan, realmente, um prazer assistir seus vídeos.
Tenho uma dúvida sobre o confronto citação-referências: considerando uma entidade, p. ex.: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS INTERNACIONAIS e FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS, assim deve vir nas referências. Na citação posso usar a abreviatura “ABBI/FEBRABAN” e, em caso positivo, onde devo colocar a abreviatura na formatação da referência?? Desde já, agradeço!
Sim, você pode usar a abreviação. Nas referências, você faz a abrevia e escreve também por extenso o nome.