ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E/OU LETRAMENTO CARTOGRÁFICO:
Reflexões e proposições sobre o uso da cartografia na educação infantil e nos anos iniciais do
Ensino Fundamental
Resumo:
O presente trabalho apresenta uma discussão acerca da falta da compreensão sobre a cartografia enquanto uma linguagem, bem como seu desuso nas práticas educacionais na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal constatação se deu mediante três experiências vivenciadas em assessorias prestadas para três diferentes redes municipais de ensino no Estado de São Paulo, durante o ano de 2016, em que os professores-pedagogos que participaram das atividades propostas demonstraram o desconhecimento sobre o tema. Diante desta problemática, discute-se, neste trabalho, as potencialidades de aprendizagem, os conceitos de alfabetização e letramento cartográfico, bem como as proposições que se fazem necessárias diante deste tema. Acredita-se que este trabalho possa incentivar outras pesquisas sobre o uso da cartografia na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como servir de consulta para estudantes, professores e demais interessados no tema.
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica. Letramento cartográfico. Pedagogia.
Abstract:
this paper consists on a discussion concerning the lack of understanding about cartography as a language, as well as its disuse in educational practices of preschool and elementary school. This finding occurred during 2016 through three advisory experiences at three different municipal education networks of the state of Sao Paulo, in which those teacherspedagogues
who participated in the proposed activities demonstrated to be unaware of this theme. In face of this issue, potential of learning, initial reading concepts and cartography literacy are discussed in this paper, as well as necessary propositions about the theme. It is believed that thispaper may encourage other researches about the use of cartography in preschool and elementary school. Moreover, it can be used as reference material for students, teachers or anyone else who is interested.
Keywords: Initial cartography reading. Cartography literacy. Pedagogy
O artigo completo pode ser acessado em diretamente no site da Revista eletrônica da Faculdade Progresso no link: http://progressoead.com.br/revista/index.php/academico/article/view/78/65
Neste site há um outro texto sobre a alfabetização cartográfica, acompanhada de uma reportagem sobre o uso de mapas em escolas do Paraná. Você pode ver este outro texto neste link: http://www.icguedes.pro.br/atividades-para-alfabetizacao-cartografica/