RESUMO: o presente trabalho apresenta uma discussão acerca da falta da compreensão sobre a
cartografia enquanto uma linguagem, bem como seu desuso nas práticas educacionais na educação
infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal constatação se deu mediante três experiências
vivenciadas em assessorias prestadas para três diferentes redes municipais de ensino no Estado de
São Paulo, durante o ano de 2016, em que os professores-pedagogos que participaram das
atividades propostas demonstraram o desconhecimento sobre o tema. Diante desta problemática,
discute-se, neste trabalho, as potencialidades de aprendizagem, os conceitos de alfabetização e
letramento cartográfico, bem como as proposições que se fazem necessárias diante deste tema.
Acredita-se que este trabalho possa incentivar outras pesquisas sobre o uso da cartografia na
educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como servir de consulta para
estudantes, professores e demais interessados no tema.
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica. Letramento cartográfico. Pedagogia.
Abstract: this paper consists on a discussion concerning the lack of understanding about
cartography as a language, as well as its disuse in educational practices of preschool and
elementary school. This finding occurred during 2016 through three advisory experiences at three
different municipal education networks of the state of Sao Paulo, in which those teacherspedagogues
who participated in the proposed activities demonstrated to be unaware of this theme.
In face of this issue, potential of learning, initial reading concepts and cartography literacy are
discussed in this paper, as well as necessary propositions about the theme. It is believed that this paper may encourage other researches about the use of cartography in preschool and elementary
school. Moreover, it can be used as reference material for students, teachers or anyone else who is
interested.
Keywords: Initial cartography reading. Cartography literacy. Pedagogy.
Publicado originalmente na Revista Acadêmica Faculdade Progresso V.3, N.1, 2017
A Revista Acadêmica Faculdade Progresso encerrou suas atividades em 2023. Por isso, estou disponibilizando. Clique aqui para abrir e baixar.