Abaixo você pode conferir os temas e os tipos de trabalhos que ofereço. Para maiores informações, entre em contato.
Com o decorrer do tempo, as diversas experiências em escolas da rede pública e privada, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, permitiu compilar diferentes histórias para compartilhar com os colegas.
Avaliação escolar: Concepções teóricas e métodos de avaliação para garantir o sucesso do aluno e da escola.
Avaliação classificatória, formativa, somativa e diagnóstica. Uma bela discussão sobre diferentes concepções de avaliação e como utilizar os resultados em sala de aula de forma com que o professor realmente acompanhe a aprendizagem dos seus alunos e estabeleça ações sobre os resultados.
Bullying e Cyberbullying: como vencer este desafio?
Um fenômeno que vem tirando o sono de pais, professores e alunos. Uma grande análise sobre os fatores que incidem sobre o Bullying e o Cyberbullying. Como prevenir este fenômeno? como combatê-lo? O que fazer com as vitimas e com os agressores?
Avaliações em larga escala: Estratégias para sala de aula.
Quais são os resultados da sua escola? o que fazer com esses resultados? Como apresentar e executar um planejamento eficaz que contemple as características das avaliações em larga escala? Essa palestra articula os indicadores de avaliação em larga escala, tando em escala nacional, tais como o ENEM, a Prova Brasil e a ANA, quanto os regionais como: SARESP, SAERJ, SADEAM, Siepe, dentre outros.
Alfabetização cartográfica
A alfabetização cartográfica vai muito além do tradicional “pintar e decorar mapas”. Alfabetizar cartograficamente significa garantir a autonomia sobre o espaço. Reconhecer o espaço que habita e refletir sobre ele. Mais ainda, garante a percepção sobre os fatores que incidem sobre a transformação do espaço geográfico. Tais saberes devem ser estimulados desde a educação infantil, aprofundando-se ao longo do Ensino Fundamental I e II.
Estratégias para o desenvolvimento de Competências e Habilidades
Os conceitos de competências e habilidades estão presentes na pedagogia desde meados da década de 1980, porém, muito ainda se discute e muito ainda temos para compreender como podemos desenvolver tais habilidades e atingir as diferentes competências cognitivas dos nossos alunos. Essa palestra articula essa discussão apontando diversos caminhos que podemos tomar para contemplar essas capacidades cognitivas nos nossos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
Estratégias para o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas
Desde que Gardner publicou sua teoria sobre as Inteligências Múltiplas que estamos debruçados sobre as diversas possibilidades de estimulá-las em nossos alunos, seja na Educação Infantil ou no Ensino Superior. Essa palestra trata das potencialidades da escola para contribuir com o desenvolvimento de diferentes inteligências.
Gestão democrática
A Gestão escolar democrática ainda é um grande desafio no Brasil. Autores como Vitor Paro e Heloísa Lück dedicam suas vidas para pesquisar esse assunto e apresentar diversas propostas para que a gestão escolar realmente seja democrática. Nessa palestra discutimos diferentes aspectos da Gestão escolar e apontamos diferentes estratégias para uma gestão democrática efetiva e eficaz.
Gestão de conflitos escolares
A escola é um organismo vivo. Possui um grande aglomerado de pessoas com diferentes concepções, crenças, culturas, expectativas e interesses. Justamente é neste espaço multicultural que os conflitos afloram. Essa palestra discute esses conflitos e oferece a oportunidade de diferentes gestores, coordenadores e professores utilizarem os conflitos ao seu favor, isto é, para a melhoria da escola.
Estudo do Meio: momentos significativos de apreensão do espaço e do desenvolvimento dos conhecimentos escolares.
O estudo do meio, na sua essência, é uma prática interdisciplinar e, como tal, deve ser planejada e executada em conjunto com diferentes pares. Nessa palestra apresentamos diferentes experiências utilizando o estudo do meio enquanto uma prática escolar democrática e transformadora do meio.
Planejamento escolar: Criando e executando planos de aula eficientes.
Com critérios bem definidos e articulados entre si, o planejamento da escola expressa aquilo que se espera da unidade escolar e do desenvolvimento da comunidade no seu entorno. Um planejamento escolar bem articulado com o plano de aula proporciona a melhoria na qualidade da educação. Para isso é preciso critérios bem definidos, técnicas e um bom sistema de avaliação dos planos.
LIMITES, INDISCIPLINA E SALA DE AULA
Um dos maiores problemas que encontramos atualmente na escola é a maior presença de incivilidades, o que muitas vezes confundimos com indisciplina. Nessa palestra discutimos os conceitos de limites, indisciplina, incivilidades e compartilhamos diferentes experiências em uma grande roda de discussões. As bases teóricas para essa conversa são fundamentadas em diversos autores, dentre eles: Juliio Groppa Aquino, Yves de La Taille e Telma Vinha, além das pesquisas realizadas sob minha coordenação.
Outras assessorias:
- Projeto Político Pedagógico;
- Estudos de caso em ambiente escolar;
- Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso;
- Produção de materiais para apresentações (power point – relatórios);
- Gravação de vídeos e locução para aulas em EAD;
- Elaboração e revisão de questões para concursos e processos seletivos.
Estudo do Meio. Palestra na Semcitec – Guarulhos-SP
{“type”:”block”,”srcIndex”:0,”srcClientId”:”185f968d-4c04-4609-a646-f33776d37255″,”srcRootClientId”:””}