ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO MÉTODO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERAH

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ANÁLISE GEOAMBIENTAL DO MÉTODO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERAH

Rosana Cintia de Moraes Guedes

Antonio Manoel dos Santos Oliveira

Ivan Claudio Guedes

RESUMO:

ANALISE GEOAMBIENTAL DO MÉTODO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VERAHO método de educação ambiental denominado VERAH (V-Vegetação; E–Erosão; R-Resíduos; A-Água; H-Habitação) foi idealizado por pesquisador da Universidade Guarulhos – UnG e vem sendo aplicado desde 2004. Tal método busca empreender a educação ambiental dos envolvidos a sua aplicação aliada a um processo de gestão ambiental desenvolvido em microbacias urbanas de uso não consolidado, enfatizando áreas periféricas com ocupação de comunidade de baixa renda. Os aplicadores deste método têm sido estudantes de graduação, pós-graduação bem como discentes do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados da análise da aplicação do método VERAH, tanto no município de Guarulhos pela Universidade Guarulhos (UnG) quanto em Cuiabá e na Chapada dos Guimarães pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) demonstraram a eficiência do método em seu propósito de educação e gestão ambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Microbacia Urbana.
Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 8, n. 2 – 2013
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About the Author

Ivan Guedes

Prof. Dr. Ivan Claudio Guedes, Geógrafo e Pedagogo. Professor de Geografia na educação básica e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Progresso. Coloca todo o seu conhecimento a disposição de alunos acadêmicos, pesquisadores, concursantes, professores, profissionais da educação e demais estudantes que necessitam ampliar seus conhecimentos escolares ou acadêmicos.

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