AS TRANSFORMAÇÕES NA INDÚSTRIA
Série: 3º Ano (Ensino Fundamental I)
Duração da aula: 4h/a
Objetivo (de acordo com PCN Geografia – Fund I):
saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas.
Conteúdos Factuais: Compreender as transformações dos materiais e a indústria
Conteúdos Conceituais: Indústria, meios de transformação, matéria prima
Conteúdos Procedimentais: Comparar o processo de transformação dos produtos no passado e no presente, ler e interpretar imagens e textos.
Conteúdos Atitudinais: Interessar-se e valorizar a contribuição de cada trabalhador no processo de industrialização.
Metodologia:
1. Explicar o que é indústria, apresentar diferentes imagens de diferentes indústrias (utiliza projetor de imagens ou fotos impressas), apontar alguns tipos de indústrias e explicar como acontece o processo de transformação de alguns produtos, em seguida realizar a leitura do texto (pode ser livro didático ou textos da internet) que trate sobre “A Indústria” (recomendo livros didáticos para a idade apropriada).
2. Divida a sala em grupos e distribua entre eles panfletos de supermercados, revistas ou jornais e peça para que cada grupo, utilizando este material, monte uma lista com os produtos industrializados e os produtos naturais. (Figura e nome). Monte esta lista separadamente em dois cartazes e coloque na frente da sala.
3. Inicie uma discussão em que eles deverão dizer qual a origem de cada produto (pergunte o que eles acreditam que seja necessário para a produção de qualquer produto), qual o tipo de indústria que fabricou este produto e qual o caminho que cada produto percorreu até chegar a sua finalização, discuta sobre a importância de cada etapa deste caminho. Faça os apontamentos em lousa e o registro nos cadernos.
Você pode utilizar como exemplo uma lata de extrato de tomate.
De onde vem o tomate?
Na indústria ele vira o que?
O que vocês acham que é preciso para fazer o molho de tomate?
Como é construída a lata do extrato de tomate?
Qual é a matéria prima da lata do tomate?
E para chegar até o mercado, como vai?
Faça sempre os apontamentos na lousa, solicitando que transcrevam para o caderno.
4. Por fim, solicite uma breve produção textual em que o aluno deverá escolher qualquer produto e escrever sobre ele, desde a matéria prima, até a chegada ao mercado.
Materiais necessários:
Livro Didático, cartolina, papel Kraft, lápis de cor, canetinha, jornais, revistas e panfletos de supermercado, cola, fita crepe.
Avaliação:
Participação nos grupos, representação dos trabalhos, confecção do material, participação na discussão e produção textual.
A produção textual é muito importante, é através dela que você poderá verificar o que o aluno aprendeu de conceitos e como apresenta seus argumentos na modalidade escrita.
Muito legal ! Quando você falou da lata do extrato de tomate eu já imaginei a interdisciplinaridade com química. Saber como é produzida , sua composição, extração, reações químicas relacionadas à metalurgia, etc.
Parabéns por dispor seus conhecimentos e pela perseverança.