ARQUIVO CLIMÁTICO VISUAL
Plano de aula sobre fenômenos climáticos
O que fazer?
Um arquivo climático visual, tendo por base reportagens e imagens extraídas de jornais e revistas.
Por que fazer?
O desenvolvimento desta atividade tem como objetivos:
· Compreender a relação dos fenômenos climáticos com as catástrofes ambientais.
· Identificar o elemento climático causador do evento.
· Conhecer as consequências do evento para a vida humana.
· Relacionar a ocorrência dos eventos pesquisados com a sua região.
Como fazer?
Quais materiais vou utilizar?
Reportagens de jornais e revistas (impressos e/ou on-line) de eventos relacionados ao clima na região onde vivem.
Ilustrações e/ou fotos das reportagens.
· Mapa-múndi político (um para cada grupo).
· Papel para confecção de painel.
· Cola, lápis, canetas, régua, tesoura sem ponta, barbante, alfinetes ou tachinhas (no caso de uso de isopor).
Ao sugerir o papel para a confecção do painel, procure trabalhar com material reaproveitável, como o verso de cartolinas utilizadas em trabalhos anteriores, papelão, papel de embrulho, isopor, etc.
Quantas horas-aula?
· 1 hora-aula para a montagem do painel sob a supervisão do professor.
· 2 horas-aula para a apresentação das equipes e a avaliação.
Em sala ou fora da sala?
· A pesquisa de reportagens e de imagens será feira fora de sala de aula.
· A montagem do painel será feita em sala de aula.
Em grupo ou individual?
· A turma deverá ser dividida em cinco grupos e os temas deverão ser sorteador.
Procure não formar grupos com mais de cinco/seis alunos. Caso sua turma seja numerosa, os temas podem ser repetidos ou divididos por continentes.
Quais são os passos?
· Divida a turma em cinco grupos.
Sorteie as temáticas: 1ª equipe – Chuva: inundações, enchentes e deslizamentos de encostas; 2ª equipe – Granizo: destruição de plantações e moradias; 3ª equipe – Nevascas: dificuldade de circulação de pessoas e de mercadorias; 4ª equipe – Seca: queimadas e desertificação; 5ª equipe – Tornados, furacões e tufões: destruição.
· Escala temporal: últimos dez anos.
· Oriente as equipes na pesquisa das reportagens e das imagens.
Montagem do painel:
O mapa-múndi deverá ficar centralizado.
A equipe deverá localizar e destacar os eventos pesquisados no mapa. Para isso, será necessário o auxílio de um atlas ou mapas on-line.
As imagens coletadas deverão ser distribuídas próximo aos locais de ocorrência e ligadas a estes com barbantes.
As equipes deverão elaborar um texto (relatório) com as informações dos eventos pesquisados. Posteriormente deverão concluí-lo, destacando nele a ocorrência dos eventos na região onde residem e suas consequências para a população.
Forma de apresentação: exposição oral (todos os membros da equipe deverão participar da apresentação) – 15 minutos: tipo de fenômeno, local de ocorrência e consequências, entrega do relatório.
Apreciação da aprendizagem
Sugere-se a seguinte forma de avaliação:
2 pontos para a fase da pesquisa – no dia determinado para a montagem do painel, as equipes deverão estar com o material necessário e a pesquisa das reportagens realizada.
· 4 pontos de apresentação.
· 4 pontos do relatório.
Dicas
Por se tratar de apresentação oral, você poderá incluir o sistema de pergunta e resposta, para que as equipes que estão assistindo não tenham sua atenção desviada do tema. Se optar por isso, após cada apresentação você deverá sortear outra equipe; cada membro desta deverá elaborar uma pergunta sobre o conteúdo apresentado. Na sequência, sortear outra equipe que deverá responder às questões. Você poderá dar uma nota para a pergunta e para a resposta.
Extraído de:
FERRETTI, Eliane. Geografia em ação: práticas em Climatologia. 2 ed. Curitiba: Aymará, 2012.