A Intervenção Psicopedagógica para Inclusão de uma Criança Autista na Educação
Infantil
Márcia Siqueira
Aluna do curso de pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade Progresso. Profissional atuando
como Mantenedora da Escola de Educação Infantil Aconchego.
[email protected]
Dr. Ivan Claudio Guedes
Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia e do curso de pós-graduação em
Psicopedagogia da Faculdade Progresso.
[email protected]
Resumo: A Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
O TEA (Transtornos do Espectro do Autismo) compromete todo o desenvolvimento psiconeurológico, afetando a comunicação (fala e entendimento) e o convívio social, apresentando em muitos casos um retardo mental.
Diante disso, o objetivo deste estudo é: Conhecer o transtorno do desenvolvimento “o autismo” identificando suas principais características; diagnóstico; formas de tratamento e possíveis intervenções psicopedagógicas para crianças na educação infantil.
Para isso o desenvolvimento do trabalho apresentará os seguintes itens: autismo; principais características da síndrome; a Lei; como realizar o diagnóstico; formas de tratamento; intervenções psicopedagógicas. Após os estudos identificamos que as principais intervenções psicopedagógicas são: dar instruções claras, objetivas e simples; utilizar-se de estímulos visuais; fazer quadros de comportamentos e fazer uso da avaliação funcional. Esse estudo pretende ampliar o conhecimento pelo assunto a fim de colaborar com profissionais que lidam em seu dia a dia com crianças autistas assim como o convívio familiar.
PALAVRAS-CHAVE: Autismo – Criança – Intervenções psicopedagógicas – Transtornos
Este artigo contém:
- Resumo
- Abstract
- Introdução
- CONHECENDO O AUTISMO
- PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- COMO TER O DIAGNÓSTICO
- FORMAS DE TRATAMENTO
- INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
- REFERÊNCIAS
Para baixar o artigo completo, clique aqui:
Veja todos os artigos acadêmicos de minha autoria ou com a minha colaboração. Clique aqui!
Artigo publicado na Revista Acadêmica Faculdade Progresso, v. 4, n. 1 (2018)
Introdução
O autismo, sendo assim, é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta tipicamente antes dos três anos de idade. Este transtorno, então, compromete todo o desenvolvimento psiconeurológico, afetando a comunicação (fala e entendimento) e o convívio social, apresentando em muitos casos um retardo mental. Segundo as consultas realizadas, cerca de 60% dos indivíduos autistas apresentam epilepsia.
Por ainda não ter uma causa definida, é chamado de Síndrome (conjunto de sintomas) e foi classificado em 1943 por Leo Hans Asperger. Em 1944 classificou a Síndrome de Asperger, um dos espectros mais conhecidos do autismo, a grosso modo, um autismo brando.